sexta-feira, 30 de agosto de 2013

OPINIÃO: Vicente de Carvalho: emancipação é inevitável (Fernando Allende)

Em blog publicado neste espaço, no dia 24 de outubro do ano passado, noticiava a inauguração no dia seguinte do Parque Itapema Shopping, o primeiro do distrito de Vicente de Carvalho. Ocupando uma área de 8 mil metros quadrados, na Avenida Presidente Castelo Branco, nas proximidades de outra avenida, a Thiago Ferreira, a mais movimentada do distrito, o shopping recebe cerca de 25 mil visitas diárias, gera 640 empregos diretos e 1230 indiretos e  suas lojas exibem uma valorização extraordinária como pontos comerciais. No blog, interpretei a inauguração do shopping como um empreendimento que revela a crescente renda de expressiva parcela da população e mais um sinal de que a emancipação do distrito parece inevitável.

Matéria publicada hoje pelo portal que abriga este blog divulga o novo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com números contabilizados em julho, que revelam um País com 201.032.714 habitantes e São Paulo como o estado mais populoso com seus 43,6 milhões de habitantes. Santos, com uma população de 433,153 moradores é a mais habitada da Baixada Santista, que tem uma população recenseada de 1.760.277 habitantes. A segunda cidade em população da região é Guarujá, com 306.683 habitantes. 

Como historicamente dois terços da população de Guarujá vive em Vicente de Carvalho, o distrito exibe uma população estimada em pouco mais de 204 mil habitantes e um vigor econômico que não para de crescer.


Os números publicados pelo G.1 surgem como novos indicadores de que a emancipação do distrito acontecerá. Vicente de Carvalho produz mais de 60% das receitas municipais. Apesar da contribuição, não recebe retorno em investimentos capazes de melhorar sua infraestrutura em todos os setores.Sua população ressente-se de serviços públicos eficientes na área da educação, saúde, além de programas de reurbanização na maioria de suas ruas. Há pouco mais de um mês o assunto emancipação do distrito desembarcou na Câmara Municipal, onde recebeu apoio da maioria dos vereadores. Parece justo que a população de Vicente de Carvalho, que nunca foi prioridade para as administrações municipais, acabe conquistando sua autonomia. (Olhar Regional/ Blog do Allende/ G1)




Fernando Allende 
editor de política 
do jornal A Tribuna

0 comentários:

Postar um comentário