terça-feira, 20 de agosto de 2013

OPINIÃO: Conseguirá Guarujá viver sem o Itapema ou o Itapema sem o Guarujá? (Luiz Fernando Cunha Bueno)

Isso é realmente mais uma vez o antigo anseio de uma população, passada de pai para filhos, ou uma oportunidade para políticos espertos e oportunistas tirarem proveitos e deixar mais uma vez os itapemenses favoráveis a emancipação desiludidos?

Conforme o ultimo senso (IBGE), o Distrito conta mais ou menos de 124 mil habitantes, sendo 103.219 eleitores, números bem maiores que muitos outros municípios de importância no país, e sem ter porto, retroporto, indústrias e comercio forte.

Há um descontentamento muito grande com todas as ex-administrações que nada fizeram pelo Distrito. Infelizmente, há realmente um descaso por parte das ex-administrações, mas não com o Itapema só, e sim com toda a cidade.

Hoje temos uma situação desfavorável política muito grande, O porto, ou melhor, a margem esquerda, que só traz para cidade e, principalmente ao distrito, ônus. Os bônus são poucos e relação ao que fica no município e ao que vai para Santos. Com isso a população itapemense sofre mais do que a do Guarujá. O comércio sofre com a falta de segurança, isso é culpa do Estado e não só do município. Nossos vereadores precisam junto com a administração fazer estudos e apresentar dados para os políticos no planalto conseguirem mais policiamento, um posto alfandegário e acabar de vez com esta situação de margem isso ou margem aquilo, e sim ser chamado de porto do Itapema ou do Guarujá.

Quando isso acontecer e os oportunistas de plantão pararem de tentar enganar uma população carente de boas e grandes atitudes por parte de nossa Câmara e Prefeitura este anseio de emancipação ficará só como uma boa lembrança.
Não se corta uma metade de um ser sem que ele não possa ter que viver amparado por outros e assim vejo se separarem Guarujá e Itapema, teremos que viver amparados e pior, sentiremos falta um do outro.

O que temos que ter é uma boa gestão. Temos é que ter bons políticos e deixar os oportunistas fora deste processo. Existem muitas pessoas de bem e de caráter envolvidos neste anseio, porém há em contra partida, muitos que só querem se beneficiar de maneira escusa deste processo.


Para haver emancipação tem que haver uma melhor informação, com muito estudo e um exemplar detalhamento a população. Não pode haver leviandade no processo. Tem que ter muita responsabilidade por parte de todos, tem que se esperar os planejamentos, um grande estudo de viabilidade econômica. Tem que ver se a lei aprova o novo município, se não ter os sete quilômetros de distancia se aplica em nossa cidade e tão logo seja sancionada esta nova lei por todos os órgãos a que ele te que ser acatada, e o nosso querido e saudoso e valoroso Itapema tem estes requisitos. 

Ai sim, tem  que se fazer um plebiscito honesto e leal para todos opinarem e ai sim, saberemos se viveremos separados.







Luiz Fernando Cunha Bueno

2 comentários:

Enfim, uma opinião que compartilho sobre o assunto. E há quem ache que ir visitar uma cidade emancipada é realizar "um estudo", bom...concordo com tudo que está escrito e acrescento a pergunta:
- Será que o valor das casas que temos aqui será o mesmo, se não pertencerem (nem no papel) ao famoso Guarujá? Ou será que isso tudo pode ser parte de um plano antigo pra tornar nosso Itapema em área retro portuária e nós teremos que conviver com contêineres passando por cima de nossas cabeças e vender nossas casa a preço de banana?

Emancipação é um sonho do qual já me questionei no passado, hoje com um pouco mais de visão político administrativa, vejo que o que falta em nossa cidade não é a emancipação de Guarujá e sim de pessoas comprometidas com ambas as cidades, que administrem os recursos de maneira prioritária, que deixem os preciosismos de lado e pensem na população como um todo. Reformas do Estádio Municipal visando a Copa do Mundo é no mínimo um desleixo com a coisa pública, querer trazer seleções para nossa cidade visando as verbas que virão enquanto sequer teremos hospitais e leitos para atender a nossa população quanto mais turistas vindos com esta demanda. Pensar em Emancipação na cabeça de alguns é dividir as cadeiras e cargos políticos pois sabem que não teriam competência de ocupa-los se fossem colocados todos disponíveis ao mesmo nível. Digo mais, quem poderia concorrer a cargos públicos deveria pertencer ao Município (morar, votar, etc...) e não trazermos agora GAFANHOTOS que morariam em Guarujá. Transporte Público (Translitoral) as passagens seriam aumentadas por tratarem agora de ser Intermunicipais... ou desceríamos na Ponte do Rio Pouca Saúde e pegaríamos outro coletivo na Rodoviária ? Pensem bem, observem que este assunto veio à tona justamente por pessoas que agoram passam a ser EXPERT neste assunto mas que no fundo querem mesmo é uma boquinha na administração pública municipal.

Postar um comentário