sexta-feira, 5 de julho de 2013

Procurador do município denuncia esquema de corrupção na Prefeitura de Guarujá


Investigações do Ministério Público resultaram na descoberta de um esquema de desvio de dinheiro público na cidade. A quadrilha era formada por servidores da prefeitura e também do judiciário.

Foi um dos 22 procuradores do município que fez a denuncia ao Ministério Público.”Nós constatamos que alguns servidores do município estavam praticando condutas negligentes nos processos, como perdas de prazo, interpondo recursos incorretos ou perdendo prazos para interposição de recursos em ações que a prefeitura era autora e ré”, afirma a promotora de Justiça de Guarujá, Dra. Renata Cristina de Oliveira.

Em um dos casos a prefeitura teve que pagar mais de R$ 4 milhões de por ter sido condenada em uma ação por falta de defesa. A investigação mostrou que a perda de prazos para se defender foi intencional para beneficiar uma empresa. E essa é apenas uma das muitas irregularidades comprovadas.

O Ministério Público constatou que havia uma quadrilha formada por servidores municipais que beneficiava não só empresas, como também pessoas que tinham dívidas de IPTU. “O Ministério Público então ajuizou uma ação para impor a prefeitura judicialmente a obrigação de realizar essa auditoria, para verificar em quantos processos essas irregularidades foram praticadas e qual o montante do dinheiro que deixou de entrar para os cofres públicos em virtude disso”, afirma a promotora de Justiça.

A prefeitura abriu 28 inquéritos administrativos e também constatou as irregularidades. Três procuradores do município foram afastados pela Justiça. E uma procuradora foi exonerada. Segundo o advogado geral de Guarujá, André Guerato, eles são acusados também de desviar dinheiro publico para a conta bancaria particular. ” Tivemos um caso de um seqüestro que o município sofreu, em que foi apurado que o município devia ser restituído no valor de R$ 410 mil, na época. O judiciário expediu uma via em favor ao município, para esse dinheiro ser devolvido ao município e na prática, uma procuradora do município pegou essa guia e depositou na conta particular”, afirma o advogado.

Por enquanto, sete servidores podem estar envolvidos na fraude, um perito será contratado para investigar as ações da prefeitura dos últimos 10 anos.“É uma ação que não estava internamente apenas relacionada à prefeitura, mas que tinham outros atores externos e que tem outros atores externos sendo investigados e sendo afastados. E também que terão que ressarcir aquilo que é público”, afirmou a prefeita de Guarujá Maria Antonieta de Brito, em coletiva à imprensa. 

1 comentários:

Ísso é apenas a ponta do Iceberg, em baixo da superfície se procurarem com "Olhos de quem quer ver" acharão muito mais.

Postar um comentário