sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Emancipação de Vicente de Carvalho divide opiniões


A antiga polêmica da emancipação de Vicente de Carvalho veio à tona depois da aprovação, pela Câmara dos Deputados, de um projeto de lei que permite a criação de outros municípios no Brasil. A emancipação de Vicente de Carvalho passou a ser o assunto principal nas ruas da cidade e chegou à Câmara, que formou uma comissão para discutir a nova proposta. Empresários, moradores e vereadores tem opiniões diferentes sobre a emancipação que pode tornar Vicente de Carvalho a 10ª cidade da Região Metropolitana da Baixada Santista.

O vereador Mário Lucio da Conceição (PR) teve a iniciativa de requerer uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para estudar a possível emancipação de Vicente de Carvalho. Ele e pelo menos outros sete vereadores são a favor da criação de uma nova cidade. “Um dos motivos principais é a falta do político por perto. Isso não tem em Vicente de Carvalho. Nós entendemos que tudo que Vicente de Carvalho arrecada não vai para lá. Há uma discussão muito grande e, por isso, a gente fez essa comissão para fazermos estudos”, afirma.

Segundo o vereador, a comissão irá pedir dados para a Prefeitura de Guarujá sobre a arrecadação da cidade e outras informações para que eles avaliem se Vicente de Carvalho teria ou não condições financeiras de se tornar uma cidade. Conceição não tem dúvidas disso. “O porto cresceu muito e a população de Vicente de Carvalho ficou ali encolhida. Vicente de Carvalho tem um comércio pulsante, tem um porto, que é mal trabalhado. Se Vicente de Carvalho se emancipar cresce muito mais do que está crescendo agora. A gente tem que levar essa discussão para o povo. Sou a favor da emancipação de Vicente de Carvalho e vou lutar muito por isso”, fala o vereador, que nasceu e vive no distrito.
Alguns outros vereadores ainda não se posicionaram a respeito da emancipação. Mas, outros dois, entre eles Antonio Fidalgo Salgado Neto, o Toninho Salgado (PDT), coloca-se contra a separação de Vicente de Carvalho. Para ele, ainda haverá muitas despesas com a criação da nova cidade. “Eu sou contra nesse momento. Tem muita coisa em jogo. A pergunta que fica é quem vai ficar com a dívida que existe hoje? Temos uma dívida passiva de quase um orçamento. Vicente de Carvalho vai ter que ter outra estrutura, nova Câmara, nova Prefeitura”, afirma.

Salgado também acredita que Vicente de Carvalho tem capacidade de se manter como uma cidade, mas aponta que isso não seria tão necessário já que as duas regiões são tão próximas. “Mais Vicente de Carvalho depende de Guarujá que Guarujá depende de Vicente de Carvalho, neste momento. E, geograficamente, Guarujá e Vicente de Carvalho são muito próximos um do outro”, pontua. O vereador acredita que a abertura de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para estudar a viabilidade da emancipação é muito importante. A Câmara, por ser uma casa de leis, deve estar aberta ao debate. “Eu me posicionei contrário, mas temos que abrir as discussões para ver se isso é viável. Tem alguns entraves jurídicos que a gente precisa analisar de uma forma mais abrangente para que a gente consiga discutir isso de uma forma coerente. Para que nem Guarujá e nem Vicente de Carvalho saíam perdendo. Temos que estudar melhor e ver se é a vontade da população”, afirma.

O assunto já chegou também na Avenida Thiago Ferreira, onde cerca de 60 mil pessoas passam diariamente. A avenida é considerada um dos maiores centros comerciais da Baixada Santista. No comércio, na praça ou até mesmo no ponto de ônibus, é possível encontrar diversas opiniões. Estela Luiza Bonafé, de 57 anos, vende churrasco na avenida. Ela ainda tem dúvidas sobre a emancipação. Estela acredita que a mudança não irá alterar a qualidade de vida da população. “Eu sou contra, prefiro ficar como está. Esses vereadores, prefeito, eles vão colocar mais gente para levar o nosso dinheiro embora. É uma coisa que tem que analisar bem”, afirma.
Já O segurança Rafael Alves, de 21 anos, também pensa assim. “Eu estou acostumado com essa ideia de ser tudo junto. Eu acho que não tem cabimento separar os dois. Eu acho que aqui está muito feio. Guarujá está mais valorizado que aqui, mas acho que separar não é a solução. A prefeita tem que ver a cidade como um todo”, pede.

Mas, o que prevalece é a torcida para que Vicente de Carvalho se torne cidade. O aposentado José Jota de Melo, de 60 anos, mora há muito anos no local e considera a emancipação uma boa ideia. “Desde que eu era criança eles estão tentando fazer isso, mas eu não sei porque eles não conseguem. Seria uma boa. Guarujá é só de temporada e aqui é onde gira o comércio, onde faz acontecer. Não é só arrecadar para pagar o vereador, tem que arrecadar para a cidade melhorar”, acredita.

A aposentada Maria Luisa  Marques, de 62 anos, também é a favor da emancipação. “Eu acho que Vicente de Carvalho tem que sair de Guarujá, andar com as próprias pernas. Tudo está aqui desse lado, o porto, o desenvolvimento. E tudo não fica aqui, tudo vai para lá”, reclama. O comerciante Silvino Marcelino da Silva, de 63 anos, que tem uma lanchonete na avenida, concorda com ela. “Eu acho que tem mais possibilidade da cidade se desenvolver. Eu acredito que o dinheiro será destinado só para nós”, diz.

Prefeita


Em nota, a Prefeita Maria Antonieta também se posicionou sobre a emancipação de Vicente de Carvalho. A chefe do executivo diz que é a favor da mudança. Porém, ela ressalta que a emancipação pressupõe independência política e financeira, e é algo que Vicente de Carvalho não tem ainda. Ela não quer que Vicente de Carvalho termine como muitos municípios que foram criados e agora estão em uma situação difícil. Por isso, a prefeita diz que é preciso analisar a situação com calma, já que se trata de uma independência política e orçamentária. “Sou favorável à discussão do assunto junto à população, pois ela tem que ser conscientizada”, diz.

A prefeita afirma ainda que, atualmente, Vicente de Carvalho não consegue se manter sozinha financeiramente. “De tudo que entra no Município, mais de 70% são repassados para o Governo Estadual e Governo Federal. O que volta para a Cidade é com o que eu mantenho a folha de pagamento, os 25% da Educação e os 15% da Saúde. O Município vive com 20% a 25% de tudo que arrecada”, conta. Para ela, é preciso mais que o comércio e um porto com mais arrecadação para que o distrito se torne uma cidade. “Muitos falam que Vicente de Carvalho tem o Porto, mas o que recebemos de lá é só o ISS (Imposto sobre Serviços), e isso não é o suficiente para dar autonomia financeira para o local. Estamos trabalhando para ter uma alfândega do lado de Guarujá. É uma luta que tenho desde o início do meu governo, pois todo o imposto federal vai para Santos”, afirma.

Em relação aos servidores públicos que trabalham em Vicente de Carvalho, ela diz que ainda não foi necessário pensar nisso, mas, se a emancipação acontecer, será preciso pesquisar, em termos jurídicos, como ficaria a situação dessas pessoas. Ela afirma também que a emancipação não garante a melhoria das duas cidades. “Tenho metade da população no Distrito e outra metade na sede. Os investimentos em ambas as partes são iguais, e temos o foco de fazer Guarujá crescer como um todo”, finaliza.


Projeto


Vicente de Carvalho só poderá ser emancipada de Guarujá depois que o projeto de lei que permite a criação de novos município no Brasil seja totalmente aprovado.
Por enquanto, o projeto já foi aprovado no início de junho, pela Câmara dos Deputados. Resta apenas a revisão final no Senado e a posterior sanção da presidente Dilma Rousseff.
O projeto determina as exigências para a criação de novas cidades. No caso de Guarujá, a Comissão Especial de Vereadores (CEV) terá 180 dias para promover reuniões e audiências, até chegar em uma conclusão a respeito. Se a decisão for pela emancipação, é preciso apresentar a Assembleia Legistativa um pedido assinado por 20% dos eleitores residentes na área geográfica diretamente afetada.
Por meio de um estudo, vai ser preciso comprovar se esses novos municípios terão recursos, população e infraestrutura suficientes para se desenvolver. Os moradores de Guarujá também terão de ser consultados, em plebiscito. Só depois é que a Assembleia Legislativa poderá oficializar a criação de uma nova cidade. (Mariane Rossi/ G1 Santos)



0 comentários:

Postar um comentário