quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Chuvas e protestos atrasam conclusão da Avenida Perimetral


As chuvas que atingiram a região recentemente e os protestos que paralisaram rodovias e vias da Baixada Santista vão atrasar em cerca de um mês a entrega das obras da Avenida Perimetral da Margem Esquerda do Porto de Santos, em Guarujá. Inicialmente, a Codesp previa liberar até ontem a via expressa, que busca a segregação dos tráfegos urbano e portuário. A expectativa, agora, é de que os trabalhos sejam concluídos entre o fim deste mês e início de setembro.

Para que esse novo prazo seja cumprido, falta apenas finalizar as últimas etapas do projeto, que incluem o asfaltamento, iluminação, sinalização e o paisagismo, apontou a Docas. O término da passarela, que foi ampliada e vai passar sobre a rodovia para que os pedestres tenham acesso à comunidade de Conceiçãozinha, também integra os detalhes finais da obra, que começou a ser entregue no início de maio último.

Na ocasião, foi liberado o novo viaduto, de 450 metros de extensão, construído pelo Governo Federal às margens da Avenida Santos Dumont, na direção da Rua Idalino Pinês, a Rua do Adubo (via que faz a ligação entre a Rodovia Cônego Domênico Rangoni e a região portuária). 

Ele foi implantado sobre a linha férrea que corre em paralelo à Santos Dumont, eliminando o cruzamento rodoferroviário no local, que atrasava o tráfego de caminhões e carros com destino ou vindos das instalações marítimas.


Créditos: Divulgação / CodespEm meados do mesmo mês, também foi entregue um trecho de 500 metros da Perimetral. Ele foi aberto provisoriamente ao tráfego para receber os veículos que seguem para a Avenida Santos Dumont (onde estão localizados os terminais da região), enquanto é feita reforma na área. 

Com boa parte do empreendimento já sendo entregue, a Codesp pretendia liberar totalmente a nova via até ontem. No entanto, questões pontuais como condições climáticas e manifestações impediram a estatal de seguir o cronograma esperado. Conforme explicou a Autoridade Portuária, os congestionamentos gerados pelas paralisações acabaram atrapalhando a chegada do material para a conclusão da obra, que acabou sendo adiada.

Após o término do serviço, o trânsito portuário terá cinco faixas disponíveis, três de entrada e duas de saída. Já no trecho urbano, serão duas faixas para o tráfego com destino a Vicente de Carvalho e duas para o centro de Guarujá. Essa configuração mostra que, ao contrário da Perimetral de Santos (Margem Direita), em Guarujá não haverá o cruzamento entre os veículos de passeio e caminhões.

A obra da Avenida Perimetral é realizada pela Constran, empresa vencedora da licitação. O valor é de R$ 51 milhões, com recursos disponibilizados pelo Governo Federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e administrados pela Secretaria de Portos (SEP). (Lyne Santos para Porto e Mar/ Foto: Divulgação/ Codesp))

1 comentários:

O tráfego pesado em Guarujá, epecificamente em Vicente de Carvalho, é problema antigo. Contudo, nunca foi objeto de atenção das autoridades muncipais, desde que que se tornou um entrave na cidade, há, cerca de, 20 anos.

A prova é a obra desta matéria, planejada, orçada, executada e paga pelo governo federal.

Qual foi e quando foi a última obra importante em Vicente de Carvalho, realizada por algum prefeito ou prefeita??????

É preciso gestão profissional em engenharia de trânsito para consertar os erros do passado e planejar corretamente nosso sistema viário.

Trabalhei durante 7 anos na CET em São Paulo, e, ressalvadas as proporções urbanas, entendo que já passou da hora de criarmos uma empres especializada em Guartujá.

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