terça-feira, 16 de julho de 2013

Região metropolitana ganha gabinete de segurança pública


A resolução que cria oficialmente o Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública (Gamesp) foi assinada na manhã desta segunda-feira pelo Secretário de Estado de Segurança Pública, Fernando Grella (foto).  O evento ocorreu  na Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), na Vila Mathias.

Em conjunto com as polícias  Civil, Militar e Federal, o Gamesp terá a função de desenvolver ações de combate e prevenção ao crime de forma integrada. Além disso, deve criar medidas educativas e de prevenção, como programas socioculturais, esportivos e de lazer. “É um fórum permanente que terá reuniões periódicas, onde as questões e dificuldades serão debatidas, para definição das ações de segurança na área local”, explica o secretário.

Dentro de São Paulo, a Baixada Santista é o segundo centro a contar com o Gamesp. A região metropolitana de Campinas já desfruta do programa. O órgão foi criado após uma resolução assinada pelos secretários da Segurança e do Desenvolvimento Metropolitano do Estado, Edmur Mesquita.

Um dos resultados esperados com a vinda do Gamesp para a região é a implantação do Sistema Metropolitano de Videomonitoramento. “O sistema de monitoramento é uma grande ferramenta para auxiliar a política de segurança”, disse Grella.

A instalação de câmeras é estudada para os nove municípios da Baixada Santista e a sua operação ficará a cargo da Polícia Militar (PM). Na opinião do delegado e diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior-6 (Deinter- 6), cuja área vai de Bertioga até Barra do Turvo, Aldo Galiano Júnior, essa será uma colaboração essencial.

Aumento no efetivo


O secretário afirma que a expansão do efetivo policial é uma questão permanente. “A questão do efetivo é avaliada e reavaliada periodicamente, à medida em que as circunstâncias vão se colocando e os concursos de reposição dos cargos são concluídos”. (Agem)

0 comentários:

Postar um comentário