terça-feira, 2 de julho de 2013

ARTIGO: Presentes que Guarujá merecia ganhar (Valter Batista de Souza)



O município de Guarujá, que foi a primeira a ser planejada ainda no século XIX, ganhou sua liberdade há 79 anos. Quase octogenária, vem sofrendo muito com os desmandos de seus políticos. A atual mandatária da cidade, num lapso de memória indesculpável, comete o absurdo dos equívocos, nega suas promessas e altera os seus compromissos, assumidos com os que optaram pelo seu projeto de governo nas últimas eleições.

Num momento como o atual, em que a popularidade dos políticos despenca, na medida em que aumenta o tom das cobranças por uma gestão pública de qualidade, é inadmissível que se negue à população da cidade uma mudança de rumos, numa gestão que é crivada de incompetência e desmandos.

Em função disso, trago algumas propostas para serem discutidas, talvez possam ser levadas à Alcaide para que ela se inspire ou argumente sobre a sua recusa em assumir estes compromissos. É possível economizar e direcionar melhor o nosso dinheiro, suado e sofrido, que deveria estar sendo melhor empregado.

Numa cidade com mais de 130 mil pessoas vivendo em habitações precárias, com a pior educação da região, com segurança ineficiente e mortalidade infantil de nível africano, as respostas devem ser rápidas. São apenas quatro sugestões, aqui comentadas e justificadas, que podem ser implantadas de imediato:

1 - Reduzir o número de Secretarias Municipais. A sugestão do Grupo de Melhores Práticas em Gestão Pública é de no máximo 12 pastas. O valor da economia anual pode chegar a 20 milhões de reais anuais, somando apenas salários, encargos, aluguéis e despesas de custeio.

2. Extinguir os 19 cargos comissionados de Secretário Adjunto, com salário de 13 mil reais mensais. Acontece que, quando um Secretário se ausenta, a atual Prefeita nomeia outra pessoa para ocupar o cargo interinamente. Então, se não for para substituir o Secretário em sua ausência, para que serve o Adjunto? O valor da economia pode chegar a 4,5 milhões de reais por ano, somando salários, encargos, verbas de adiantamento e demais despesas inerentes aos cargos.

3. Cancelar o pagamento de JETON mensal para os funcionários ocupantes de cargos comissionados participarem de Comissões de Trabalho, pois devem trabalhar INTEGRALMENTE, uma vez que são de confiança e sua nomeação de livre provimento. A economia anual pode chegar a 2 milhões de reais.

4. Instalar as Secretarias Municipais em prédios próprios, evitando o pagamento de alugueis absurdamente caros. Há cerca de 100 imóveis locados pela municipalidade, ao valor médio de 5 mil reais mensais. Isso totaliza um gasto anual de 6 milhões de reais. Dá para construir mais uma sede e ainda sobra dinheiro, o que gerará uma economia enorme nos próximos anos. São apenas algumas ideias.

Meu presente de aniversário para a cidade que amo tanto e que virou motivo de chacota internacional esta semana, por causa das cabras que insistiram em pastar no gramado do estádio municipal no dia da visita da comitiva suíça. A cereja de nosso bolo seria a desistência desta insanidade que é querer trazer uma seleção de futebol para cá no ano que vem. Temos muitas outras prioridades!

Valter Batista de Souza é professor, especialista em Gestão Pública

0 comentários:

Postar um comentário