sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Secretário estadual de Saúde anuncia verbas para o Hospital Santo Amaro


Em visita técnica ao Hospital Santo Amaro (HSA), em Guarujá, o secretário estadual de saúde, David Uip, disse nesta sexta-feira que o governador anunciará nos próximos dias um projeto histórico para as Santas Casas do Estado. Na próxima segunda-feira, prefeitos da Baixada Santista se reúnem com ele na capital.  

“Vamos readequá-las, classificando-as em hospital estruturante, hospital de atendimento primário, secundário e terciário. Vamos investir pesadamente, com dinheiro, articulação e inteligência nessa história de referência e contra-referência. Há um grande projeto para reerguer as santas casas”.

Segundo o secretário, essas instituições filantrópicas sofrem há anos por causa da falta de financiamento da tabela do Ministério da Saúde. “Qualquer santa casa hoje recebe 40% do que custa, então você não fecha a conta”. Entretanto, ele afirma que não basta apenas investir dinheiro. 

O diretor-presidente do HSA, Urbano Bahamonde Manso, reforçou a necessidade desse aporte por parte do Governo do Estado. “É necessário compensar a tabela defasada do SUS. Porque as santas casas e os filantrópicos se arrastam com um custo enorme e uma remuneração que não chega a 40% do seu custo”.

Em Guarujá, o Santo Amaro destina 85% de sua capacidade para o SUS, enquanto a lei obriga que essa destinação seja de 60%. “O SUS só remunera 40% do que a gente gasta. E só no SUS gastamos R$ 6,5 milhões por mês”. E como o hospital sobrevive? “Trabalhando com o convênio”.

A saída, segundo ele, está em atender mais por convênio médico. “Assim você faz uma transposição de verba e vai mantendo o hospital. Com a abertura de leitos em Vicente de Carvalho, a gente equilibra essa equação. E finalmente consegue gerenciar esse hospital com mais tranquilidade. Porque nos últimos anos temos trabalhado para pagar contas”. (Simone Queirós)

0 comentários:

Postar um comentário