quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Contentores de lixo poderão ser embutidos sob as calçadas em Santos


Um projeto piloto para a instalação do primeiro contentor de lixo embutido da Baixada Santista foi realizado nesta quinta-feira, no bulevar da Rua Riachuelo com a Praça Mauá (Centro Histórico) de Santos. Ainda em estudo, a Prefeitura vai levantar custos e questões estruturais para poder viabilizar o equipamento em outros lugares. 

A técnica, chamada de Sistema de Conteinerização Soterrado, já é muito utilizada na Europa, em países como França, Inglaterra, Itália, Portugal e em especial na Espanha, que produz a tecnologia e a exporta.  O lixo é colocado em bocas coletoras do sistema. Todo resíduo depositado cai nos contentores alojados sob o solo. 

“O sistema tem várias vantagens ambientais. Por ser embutido evita atrair inseto, mau cheiro e atos de vandalismo. Elimina também a poluição visual e garante mais espaço nas ruas para veículos e pedestres”, salienta o arquiteto Glaucus Farinello, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações. 


Já o engenheiro Carlos Eizo, assessor do gabinete da Secretaria de Serviços Públicos ressalta que o sistema ficará em experiência por alguns meses para uma melhor avaliação técnica.  “Precisamos avaliar custos e questões de infraestrutura”. (A Tribuna On-Line/ Foto: Alexsander Ferraz)

0 comentários:

Postar um comentário