sábado, 21 de dezembro de 2013

LinkMemória: Teleférico do Morro do Pitiú


O Teleférico foi inaugurado em 1973, dava acesso ao morro do Pitiú (próximo ao edifício Sobre as Ondas) e tinha aproximadamente 200 metros de altura. Durante a súbita avistávamos toda a orla da cidade e além, o panorama chegava até a Ilha Pochart em São Vicente. Segundo o jornal da época o teleférico era a principal atração turística do litoral santista.

Quem administrava era uma empresa privada chamada Guarujá Turismo que pretendia ainda construir (no topo do morro) uma lanchonete, uma boate e outros equipamentos turísticos. Houve divergências na continuidade desta atração que possuía manutenção onerosa e acabou parando de funcionar em 1977. Um dos sócios da empresa, Ayres Nogueira, alegou falta de apoio do município porque enviou uma carta endereçada ao diretor de turismo Walter Antunes Correa, mas não obteve resposta.

Pelo que é possível concluir a Guarujá Turismo não obteve lucros na venda de ingressos do teleférico, assim ofereceu o sistema para a prefeitura por quatro milhões de cruzeiros, em resposta a administração publica intimou a empresa para pagar seus impostos devidos relativos a 1975/76. Talvez fosse a sazonalidade turística ou má gestão, porém quem vivenciou este equipamento funcionando lembra-se dele com nostalgia.

(Fonte: jornal O Estado de São Paulo de 7 de Setembro de 1977, página 21; fotografia pertencente ao portfólio pessoal da professora de história Maria Izabel publicado em guarujaweb,blogspot.com)


0 comentários:

Postar um comentário