segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Saiba o que fazer para seu cão não sofrer com o barulho dos fogos na virada do ano


Com a chegada do Réveillon, quem tem cachorro em casa sabe que os fogos de artifício causam muitos transtornos para os animais.

"Nessa época de festas, os cães, por ter um nível de audição altíssimo (alguns autores afirmam que o cão pode ouvir mais de 20 vezes mais do que o homem) sofrem muito mais", explica o médica veterinária Juliana Martins Ferreira. Para minimizar esse estresse durante as queimas de fogos, o correto, segundo ela, é que o cão venha tomando regularmente, desde o começo do mês, produtos homeopáticos ou calmantes alopáticos específicos da área veterinária, mas para quem não tomou essas precauções ela dá algumas dicas:



- Acomodar os animais dentro de casa, em lugar onde possam se sentir em segurança, com iluminação suave e com radio, TV ou som ligado. Assim não ficará tão assustado com o barulho intenso e inesperado dos fogos


- Fechar portas e janelas para evitar fugas e suicídios;


- Dar alimentos leves, pois distúrbios digestivos provocados pelo pânico podem matar (torção de estômago, por exemplo);


- Cobertores estendidos nas janelas abafam o som, assim como cobertores no chão. O aparelho de ar-condicionado ligado também serve para camuflar o som externo.


- Não deixar cães juntos, pois, excitados pelo barulho, no desespero, podem brigar e se machucar seriamente. 


- Alguns veterinários aconselham o uso de tampões de algodão nos ouvidos que podem ser colocados antes e tirados logo após os fogos.

1 comentários:

Meus gatos se refugiam no armário do meu quarto. Fecho janelas, vidros, portas do banheiro e os bichinhos aparecem só no amanhecer do ano seguinte. Tranquilos e calmos. a cadeirinha vira latas nem liga. o importante é estar junto

Postar um comentário