sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Barco de pesca colide com barca da Dersa e afunda no Canal do Estuário


Uma embarcação de pesca afundou, no final da manhã desta sexta-feira, no Canal do Estuário, após chocar-se com uma barca da Dersa que fazia o transporte de passageiros entre o Centro de Santos e o Distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá. Segundo a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), uma pessoa ficou ferida e foi levada às pressas ao Pronto Socorro Central.

O acidente aconteceu no final da manhã, nas proximidades do atracadouro da estatal, próximo à Alfândega do Porto de Santos. Peritos da Capitania apuraram que a colisão ocorreu devido à falta de visibilidade do catamarã Menina da Praia (LS-01) com a pequena embarcação, identificada como Laís III, que estava à frente dela no momento em que saia do cais. O comandante da barca da Dersa alegou não ter visto o pescador.

O barco de pesca imediatamente afundou, fazendo com o que seu único tripulante, Claudiomiro de Moura, se jogasse na água. Ainda de acordo com a CPSP, o homem ficou ferido e foi levado para o hospital por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De acordo com a Prefeitura, ele foi atendido no Pronto Socorro Central e foi liberado.

Um Inquérito sobre Acidentes ou Fatos da Navegação foi instaurado pela Marinha. A Laís III permanece naufragada ao lado do atracadouro, mas não interfere no tráfego de embarcações. Da mesma forma, o catamarã, que estava transportando passageiros, não ficou danificado e permanece operando normalmente a travessia entre as margens do Porto.


Resposta


Em nota, a Dersa informou que o acidente ocorreu às 11h20, quando um barco de madeira de pequeno porte (conhecido como chata), com cerca de 3 metros de comprimento, colidiu contra a proa da lancha de passageiros LS-01 (Menina da Praia), na Estação Praça da República, em Santos. "O barco cruzou a frente da lancha no momento da partida da LS-01. A equipe que atua nas Travessias agiu rapidamente e resgatou do mar o único tripulante do barco, que não apresentava nenhum ferimento grave".

A Dersa diz ainda que acionou a Capitania dos Portos, que esteve no local e vistoriou a embarcação LS-01 e a liberou ao tráfego, às 14h36, sem qualquer avaria. A apuração dos fatos está a cargo da autoridade marítima. (A Tribuna On-line)

0 comentários:

Postar um comentário