terça-feira, 12 de novembro de 2013

Ministro assina convênio para obras do novo acesso ao Porto


O ministro-chefe da Secretaria de Portos, Antonio Henrique Silveira, participou, nesta segunda-feira (11), da cerimônia de assinatura de convênio entre a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e a prefeitura de Guarujá para a execução das obras de construção do novo acesso provisório à margem esquerda do Porto de Santos.

As obras terão parceria do setor privado e deverão desafogar a Rua do Adubo, atualmente única via de acesso à região portuária pela margem esquerda do município.

O novo acesso será uma solução provisória para minimizar o impacto do tráfego de caminhões de cargas na área urbana da cidade, até que se conclua a segunda fase da construção da Avenida Perimetral Portuária em Guarujá, obra que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Atualmente, encontra-se aberto o processo de licitação para definir qual empresa fará o projeto executivo da perimetral.

O ministro Antônio Silveira destacou que até que se finalize o projeto executivo da obra definitiva, o acesso provisório será importante para viabilizar o trânsito de caminhões de cargas sem atrapalhar o espaço urbano.

"As obras definitivas serão mais pesadas. É importante que o projeto executivo da perimetral seja robusto para que possamos desenvolver a obra de forma célere e sem questionamentos", disse o ministro.

Silveira sinalizou que será necessária uma gestão intensiva dos governos federal, estadual e da prefeitura para o embarque da próxima safra de grãos, no início do ano, no sentido de administrar o fluxo de caminhões na cidade. "O impacto da atividade portuária no dia a dia da cidade deve ser mínimo, de forma a evitar transtornos para a vida do cidadão." (DCI)


0 comentários:

Postar um comentário