segunda-feira, 23 de setembro de 2013

OPINIÃO: Para existir progresso tem que haver sacrifícios (Luiz Fernando Cunha Bueno)

Fico pensativo e triste com algumas situações que vejo acontecer em nossa cidade. Primeiro há muito tempo, mais de 50 anos, eu ouço todo mundo reclamando que tem que ter uma ponte para a travessia entre Guarujá e Santos. Dizem que os serviços da Dersa é muito ruim, as filas, etc. e tal. Ai começou-se a falar em ponte. Houve muito “conversório”, como dizem na série “Saramandaia”, projetos “detrasmente” que nunca saíram do blá, blá, blá. Agora há pouco tempo atrás fizeram um projeto de uma belíssima ponte que seria cartão postal da Baixada, construíram atémaquete que foi inaugurada pelo governador e seus pares que a maioria acusa de ter sido mais um engodo eleitoral, mas o projeto inicial desta mesma ponte tão anunciada e com maquete inaugurada, teria que ter seu trajeto mudado pois haveriam problemas para as desapropriações na Avenida Adhemar de Barros. Teria que passar pelos manguezais e terminar ali na ponte, próximo a Dow Química. Nada mudaram no projeto e começou-se a falar em túnel, e agora apresentam um projeto para um belíssimo túnel, algo que no vídeo parece que se está na Europa, bem eu não conheço a Europa, mas dizem os que conhecem que se parece com projetos de primeiro mundo. Mas como estamos no Brasi,l logo aparecem os que são contra tudo, os que são contra os desapropriados e os que são a favor, também tem os que não querem o beneficio e os que querem e tem os que já estão sentindo falta das filas e das balsas.

Eu não sou entendido e vi o projeto de longe e no vídeo. Mas conversei com algumas pessoas que entendem muito de projetos e do projeto e de desapropriações. E estes técnicos me garantem que isso será muito bom a todos, que para haver progresso tem que haver sacrifícios, basta haver uma política de boa gestão que tudo vai se acertar.
Dizem que do lado do de cá lá, em Vicente de Carvalho, ou como querem os emancipalistas, Itapema Paulista, mais de 1200 famílias serão desapropriadas e desalojadas. Outros dizem que destas, só 27 tem escrituras ou documentos registrados com títulos de propriedade, as outras são invasões e, estas pessoas, só receberiam o que tem dentro do seu cafofo ou barraco ou casinha ou sei lá qual a denominação que queiram dar.

Por isso se precisa de uma boa política de gestão habitacional e humanística para estas pessoas, tem que se ter muito cuidado em criar projetos do "Minha Casa, Minha Vida", e não sair beneficiando assessores, parentes amigos e asseclas, e sim quem realmente ter que sair do seu lar. Mas que é inevitável o túnel ou a ponte isso é.
Outra coisa é que pelas leis de meio ambiente é difícil fazer ponte ou túnel em qualquer lugar, este projeto deve ter sido estudado por profissionais do ramo e baseados em informações das duas administrações e tudo o mais que esteja à disposição dos mesmos. Ou será que se trata de maus um engodo eleitoral de todos os envolvidos politicamente?

Eu só acho que os que são contra, são contra tudo. Tem alguns que até são contra suas próprias existências. Vamos sim apoiar esta obra magnífica com condição de criar melhores habitações para os que terão que sair de seus lares por mais que sejam casebres, barracos e palafitas, são seus lares. E que venha o progresso mesmo contra a vontade dos eternos descontente, os que precisas se tornarem alvos da mídia para aparecer e fazer de tudo para estar em evidência.





Luiz Fernando Cunha Bueno


0 comentários:

Postar um comentário