terça-feira, 17 de setembro de 2013

Operação Saturação: Rota vai ficar em Guarujá até que os índices de criminalidade tenham caído


Os índices de criminalidade na Baixada Santista alertaram a Polícia Militar que, desde ontem, implantou em cinco cidades da Região a Operação Saturação. De acordo com o Comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar do Interior (6º BPMI/I), coronel Ricardo Ferreira de Jesus, o efetivo da PM conta, pelas próximas semanas, com Comando de Policiamento de Choque em alguns pontos estratégicos para combater, principalmente, roubo e receptação de veículos, homicídios e tráfico de drogas.

Além dos cerca de 4 mil policiais militares que atuam nas 23 cidades da Baixada Santista e Vale do Ribeira, Ferreira de Jesus explica que o reforço do policiamento de choque começou a atuar ontem em Santos, São Vicente, Praia Grande, Cubatão e Guarujá. Cidades que, segundo o coronel, apresentam maiores índices de criminalidade da Região.

Ferreira de Jesus, no entanto, não disse qual o efetivo do policiamento de choque deslocado para a Baixada, “por questões estratégicas”, ressaltou.

Entre os crimes de maior ocorrência, exemplificados pelo próprio coronel, que alavancaram a Operação Saturação estão roubo de carros, tráfico de drogas e homicídios. No primeiro semestre desse ano, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, ocorreram na Região 1.710 casos de roubo de veículos, 136 homicídios, e 1.224 prisões por tráfico de drogas.

Sem especificar metas, o coronel Ferreira de Jesus explica que a Operação Saturação só deve ser encerrada quando os números de ocorrências desses crimes caírem significativamente. “A Operação deve seguir pelas próximas semanas, até termos alguns resultados concretos”, disse.

O coronel explica que as ações serão realizadas a partir do mapeamento das maiores ocorrências de crimes na Região, análise criminal e planejamento específico. O policiamento de choque deve atuar com viaturas, realizando bloqueios em lugares estratégicos, e os policiais poderão se deslocar até mesmo a pé por determinadas áreas das cidades atendidas pela Operação.


Questionado se durante as ações, o policiamento de choque poderia vir a contar com a participação até mesmo do exército, Ferreira de Jesus negou e disse que o exército auxiliará a Operação Saturação apenas com ações de inteligência. (Com informações do DL/Foto: Matheus Tagé))

0 comentários:

Postar um comentário