quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Construção de novos quiosques na Enseada começa após o Carnaval



O impasse a respeito da reestruturação dos quiosques que ocupam a faixa de areia das praias da Enseada, em Guarujá, em uma área que pertence à União, enfim, pode estar perto de ser solucionado. Isso porque após audiência realizada na 4ª Vara da Justiça Federal da Comarca de Santos (3ª região) ficou acertado que os novos equipamentos serão erguidos após o Carnaval de 2016. 

A queda de braço envolvendo a Administração Municipal e os quiosqueiros já se arrastava desde meados de 2014, quando teve início a demolição de parte das estruturas, conforme previa um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre a Prefeitura e a Advocacia Geral da União (AGU), em outubro de 2010.  



A construção de 54 quiosques, aprovada pela Advocacia Geral da União (AGU) e pelo Ministério Público (MPF) deverá ser concluída em outubro do mesmo ano. Um termo oficializando o compromisso foi assinado pela Administração Municipal e por representantes dos equipamentos. 
Conforme a Prefeitura de Guarujá, apesar da liberação da construção, os quiosqueiros vão utilizar recursos próprios para viabilizar os novos empreendimentos. Desta forma, eles terão prazo de cinco anos para a exploração do local. Após este período, a Administração Municipal deverá abrir licitação. 

Com relação à multa devida pela Prefeitura, de cerca de R$ 7 milhões, o montante vai ser revertido no orçamento municipal, de modo que serão direcionados para a reurbanização da orla da Enseada. O valor será dividido em duas parcelas: a primeira será para 2016/2017, e a outra para o exercício 2017/2018. Além disso, os 11 quiosques que foram queimados este ano também estão inclusos no projeto.


Cada quiosque, conforme modelos apresentados em 2013, está orçado entre R$ 100 e 120 mil. Eles serão atendidos por infraestrutura de água, esgoto e energia elétrica, contarão com instalações que favorecem a higiene, armazenamento de lixo, caixas d’água, locais isolados para bujões de gás, e colocarão à disposição da população sanitários públicos adaptados à acessibilidade. Estão previstos chuveiros externos, totens para informações turísticas e total acessibilidade à areia da praia. 

0 comentários:

Postar um comentário