quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Nasce o terceiro pingüim de Magalhães do aquário de Guarujá


O Acqua Mundo, aquário de Guarujá, ganhou mais um ilustre morador. Na última segunda-feira (28), nasceu o primeiro pingüim de Magalhães desta temporada reprodutiva. Este é o terceiro animal da espécie que nasce no aquário, e o quarto registro de nascimento em aquários do país. A equipe técnica do Acqua Mundo espera que outros nascimentos ocorram nos próximos dias, pois este mesmo casal ainda choca mais um ovo, e outros dois casais fazem a postura de dois ovos cada.  
O biólogo Rafael Santos, que acompanha anualmente as temporadas reprodutivas, está confiante com o saldo deste ano. “Este nascimento é importante para reforçar o trabalho sério que é realizado no aquário. Os pinguins da nossa colônia têm em seus históricos algo em comum que é o fato de terem sido encontrados nas praias da região muito debilitados, e em alguns casos até sem expectativa de vida. Quando um novo filhote nasce ficamos extremamente contentes por ter a certeza de estarmos fazendo o correto”, fala Santos.
O novo pingüim permanece no ninho na companhia constante dos pais que se revezam para alimentá-lo e manter sua temperatura, já que nesta fase o jovenzinho não produz o calor suficiente para se aquecer.
Visando a própria segurança do recém-nascido, a equipe técnica do aquário isolará o ninho da família com uma barreira de espuma, impedindo assim que, caso ele saia do ninho, seja pisoteado ou venha a cair na água. Após os três primeiros meses de vida, o filhote deve passar por procedimentos padrões de pesagem e biometria para acompanhamento de sua saúde.
Heitor Gonzalez, diretor do Acqua Mundo lembra que o segundo pingüim de Magalhães nascido em um aquário no país foi fruto de um casal criado no aquário de Guarujá. O filhote, atualmente considerado adulto nasceu no ano de 2008. Dois anos depois, nascia um novo filhote.

Curiosidade
A espécie de Magalhães habita as costas da Patagônia Argentina e Chilena e Ilhas Malvinas (Falkland) em colônias que podem chegar a ter um milhão de aves, o peso pode variar entre 3,5 kg e 4,5 kg. A expectativa de vida em cativeiro é de aproximadamente 12 a 14 anos. As fêmeas atingem a maturidade sexual os entre os cinco e seis anos. Já os machos estão prontos para reprodução quanto atingem o sexto ou sétimo ano de vida. (Com informações de Amanda Gonzaga)
  

0 comentários:

Postar um comentário