sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Amazonense vai processar prefeitura por descaso com alegorias


Um acordo rompido que perdura há décadas promete deixar a comunidade do samba e a Secretaria de Cultura de Guarujá em lados opostos. Isso porque em função das obras de reforma do Estádio Municipal Antônio Fernandes para atender as exigências da Fifa e receber uma seleção durante a Copa do Mundo de 2014, a Escola de Samba Mocidade Amazonense não poderá mais utilizar as dependências do equipamento para montar e guardar seu material — situação mantida por 32 anos.

No último dia 24, a presidente da Amazonense, Sandra de Oliveira Santos, esteve na Câmara de Vereadores tentando apoio dos parlamentares para minimizar supostos prejuízos causados a uma das mais tradicionais escolas de samba da região. Segundo Sandra, há algum tempo a diretoria da escola vem requerendo, por meio de ofícios à Prefeitura, um espaço para guardar o material, mas não foi atendida.

Segundo a presidente da escola, além de não responder aos ofícios, a direção da escola descobriu que o material foi retirado sem os devidos cuidados de uma área coberta onde estava. Ela conta que tudo o que foi planejado para o Carnaval de 2014 foi jogado ao relento. “Há décadas trabalhamos sob as marquises do estádio. Não temos outro lugar para trabalhar e guardar o material que, em função da chuva e do sol, estragou. Perdemos todas as esculturas do Carnaval de 2013, um prejuízo de cerca de R$ 40 mil. Não recebemos nenhuma notificação para desocupar o local”, garante Sandra. Ela pretende processar a Administração por perdas e danos.

Prefeitura diz que avisou

A Secretaria Municipal de Cultura informou ontem que notificou, no fim de 2012, as escolas de samba da Cidade para que neste ano, após o Carnaval, que ocorreu em fevereiro, retirassem seus carros alegóricos do Estádio Municipal, uma vez que a Prefeitura cede o local para que os grêmios carnavalescos possam confeccionar e guardar suas alegorias. 

A Prefeitura lembra que é de praxe que cada escola de samba confeccione suas alegorias e carros dentro dos barracões das agremiações. Como algumas escolas de Guarujá não dispõem deste espaço, a Prefeitura cede o estacionamento do estádio municipal para este serviço.


Mesmo não sendo de responsabilidade da Administração, a Secretaria de Infraestrutura e Obras está estudando outro local para ajudar as escolas, no sentido de que possam guardar seus materiais. (Com informações do DL)

0 comentários:

Postar um comentário