quinta-feira, 8 de junho de 2017

Operação Dignidade atuará em caráter permanente



A Operação Dignidade, ação que visa atender as reivindicações da sociedade no que diz respeito à população de rua, agora atuará em caráter permanente. Durante a ação, as forças de segurança têm o compromisso de retirar, recambiar, e dar dignidade de vida às pessoas que vivem em situação de rua, no município.

A Força Tarefa que coordena a operação iniciou percorrendo os bairros da orla praiana, partindo do Centro da Cidade e prosseguindo pelos bairros das praias de Pitangueiras, Guaiúba, Tombo e Astúrias.

A Operação Dignidade conta com uma ação conjunta de profissionais, designada Força Tarefa e que compreende servidores municipais da Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social e da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social: fiscais, agentes de trânsito e Guarda Civil Municipal (GCM).  A Força Tarefa conta com apoio das polícias civil e militar na efetivação de ações que visem o devido encaminhamento a indivíduos abordados nesta operação, que tenham comprometimento na justiça.

Capturas

Recentemente a Operação Dignidade promoveu a captura de dois indivíduos foragidos da Justiça. Durante a ação foram abordados 16 homens e uma mulher em situação de rua.

Ao efetivar a pesquisa junto ao sistema de dados criminais, constatou-se a situação dos dois foragidos, ambos condenados por homicídio, que foram conduzidos à Delegacia Sede do Município.

Balanço

No mês de abril a Operação Dignidade registrou 80 abordagens e as ações foram realizadas em diversos pontos da Cidade. Durante a operação foram abordados 74 homens e seis mulheres. Entre eles, um menor de idade; 33 migrantes; 77 usuários de álcool/drogas; um deficiente auditivo e dois com transtorno mental. Após o acolhimento, 16 pessoas foram encaminhadas para o atendimento social, outros ao recâmbio, Albergue Municipal, clínica de reabilitação, Conselho Tutelar e ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

De acordo com secretário de Defesa e Convivência Social, Luiz Cláudio Venâncio, a Operação Dignidade prossegue conseguindo mostrar que é possível o resgate de pessoas abandonadas nas ruas da Cidade, suprindo a necessidade da população do município na resolução deste problema e também, permite aqueles que perambulam pelas ruas, e que muitas vezes necessitam apenas de uma mão estendida, voltarem a se reconhecerem cidadãos. (Foto: Marinho Guzman)


0 comentários:

Postar um comentário