domingo, 1 de junho de 2014

Neymar grava vídeo para garoto de 5 anos com câncer


O menino Jhonatan Neris Rezende, de apenas cinco anos, que mora em Guarujá, luta há dois anos contra a leucemia. Porém, o câncer no sangue não é motivo para o garoto desanimar, principalmente após receber uma mensagem do atacante Neymar, do Barcelona e da Seleção Brasileira. O camisa 10 do Brasil gravou um vídeo de incentivo ao menino, desejando a sua plena recuperação.

O vídeo deixou o garoto, que é fã de Neymar desde a época em que o atacante jogava no Santos Futebol Clube, seu time de coração, muito feliz e a família emocionada, como afirma a prima de Jhonatan, a auxiliar administrativa Dafni Rezende de Oliveira, de 32 anos. “Ele ficou muito contente. Uma amiga nossa conseguiu o vídeo e, no dia em que ele assistiu a mensagem, demorou horas para dormir. Nós todos ficamos muito emocionados e entusiasmados com a reação dele. Ele disse que está se sentindo importante, porque agora tem um amigo famoso. O Jhonatan está ainda mais motivado para continuar essa luta”, conta.

Responsável pelo vídeo, a estudante de Medicina Roberta Pereira Rodrigues, de 22 anos, junto com a também estudante de Medicina Larissa Servinsckins, 22 anos, revela como surgiu a ideia. “A Larissa e eu éramos auxiliares de Enfermagem e cuidávamos do Jhonatan. Nós criamos muito afeto por ele, mas agora estamos longe, morando na Argentina. Assim que a mãe dele postou que o médico tinha falado da gravidade do problema, nós pensamos em uma forma de dar mais força para ele, então pensamos no vídeo. Contamos para o Renato Martins (atacante Renatinho, ex-Santos) a história desse menino guerreiro e pedimos a ajuda dele para que a história chegasse ao Neymar. Ele entrou em contato imediatamente, e no mesmo instante o Neymar aceitou e gravou o vídeo, e o Renatinho fez o mesmo”, destaca Roberta.
Mas, apesar da mensagem de Neymar, a batalha de Jhonatan é longa. Isso porque os familiares do menino já fizeram testes para verificar se algum deles tinha a medula óssea compatível com a do garoto.

A família não desiste e tem procurado divulgar a história, para conseguir com que mais pessoas se cadastrem no banco de doação de medula. “Estamos com essa situação, o caso do Jhonatan é grave, mas estamos tentando fazer com que as pessoas se cadastrem no banco de doação. Ele já passou por quatro sessões de quimioterapia diferentes, que é algo muito forte. Estamos apreensivos porque ninguém da família foi compatível. Mas estamos orando. Sabemos que a cada 100 mil pessoas, pode ser que uma seja compatível. Só que pode acontecer com menos pessoas também”, diz Dafni.

Em dois anos de doença, Jhonatan alterna períodos no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Santos, também no litoral paulista, e em sua residência. O menino tem uma página em uma rede social em seu nome, mantida com a ajuda da mãe, e recebe incentivo de familiares e pessoas mais próximas.

Segundo Dafni, tudo isso tem ajudado Jhonatan a se manter firme em busca da vitória contra a leucemia. “Estamos todos nessa luta. Ele precisa de força e fé. O Jhonatan é muito guerreiro e as coisas que ele fala mostram que é uma criança especial. Outro dia ele disse que tinha visto a história de uma outra criança que estava com leucemia e disse que, quando ele estivesse bom, iria doar um pedaço da medula para essa criança”, relata.

Os interessados em ajudar Jhonatan podem se dirigir ao Hemonúcleo do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, para fazer o cadastro e coletar uma pequena quantidade de sangue, medida necessária para que o teste seja feito. O material é encaminhado ao laboratório para que seja feita a análise de compatibilidade para a doação. (Rodrigo Martins/G1)


0 comentários:

Postar um comentário