domingo, 1 de junho de 2014

Moradores interditam a Guarujá-Bertioga em protesto pela falta de transporte


Definitivamente, a iniciativa da Prefeitura de Guarujá de colocar apenas dois ônibus para atender a população que mora na região do Rabo do Dragão não vem dando certo. Neste sábado (31), por uma hora, cerca de 30 moradores e trabalhadores, com cartazes nas mãos, pararam o tráfego da Rodovia Ariovaldo Viana (estrada Guarujá-Bertioga).

Por pouco não houve um conflito entre os manifestantes e um motorista, que resolveu furar o bloqueio. A Guarda Municipal foi acionada. Representantes da Diretoria de Trânsito e da Secretaria de Administração estiveram no local para tentar liberar o tráfego, o que só ocorreu depois da chega da Imprensa.

Eles prometem repetir a dose quantas vezes for necessário, caso na próxima segunda-feira (2), às 14 horas, em reunião no Paço Municipal, a Administração não reveja sua posição, colocando quatro ônibus para operar a linha cinco que atende os bairros.

O fato se agrava porque, segundo contam, além de aumentar o intervalo entre os carros, no período noturno, a empresa coloca apenas um carro à disposição dos moradores da região, que não têm condições de bancar outro meio de locomoção. A previsão de espera nos pontos passou a ser de no mínimo duas horas.

Há dois meses, a empresa distribuiu um panfleto dentro dos ônibus sobre a mudança. De lá para cá, os moradores vem sofrendo para poder trabalhar, estudar enfim, transitar pelo município. Os moradores da região que já sofrem por falta de internet, iluminação pública, equipamentos de saúde e de segurança, agora estão sendo penalizados pela precariedade do transporte público.

A retirada de ônibus vem causando prejuízos irreparáveis e tornando a vida dos usuários um verdadeiro inferno. Muitos estão perdendo consultas médicas, atrasando no trabalho e na escola. Outros chegam ao serviço atrasados e estressados por serem obrigados a viajar de pé e apertados.

Damião dos Santos Machado, que liderava os manifestantes, confirmou que dois ônibus são insuficientes para suprir a demanda de passageiros. “Queremos a volta de quatro ônibus e um fazendo a linha direta, pois não estamos conseguindo a integração no tempo hábil que o cartão permite por causa da falta de carros. Estamos tendo que pagar passagens a mais”, disse, alertando que novas manifestações serão realizadas, com um número maior de participantes.

Prefeitura

A Translitoral – concessionária responsável pelo transporte público da Cidade – repassa o problema para a Prefeitura que já havia respondido, oficialmente, a Diretoria de Trânsito e Transporte Público de Guarujá (Ditran) promoveu uma adequação horária das linhas 05 e 39, em caráter experimental, com monitoramento constante e passível de qualquer ajuste ou alteração. Justifica a medida alegando que recente estudo apresentado pela empresa, durante reunião da Rede de Transporte de Guarujá (RTG), apontou falta de demanda.

Hoje, a diretora de Trânsito Ketlen Scallioni tentou justificar alegando que houve um ajuste de demanda com oferta de serviços, em que o volume de viagens ofertadas e maior que o número de passageiros transportados, sendo que a população é que não se adaptou ao horário apresentado. A diretora descobriu apenas no local as consequências que a medida da Prefeitura vem causando na vida dos moradores. “Segunda-feira vamos fazer uma reunião técnica e reavaliar a situação”. (DL)

0 comentários:

Postar um comentário