quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Plano de emergência foi acionado para combater o vazamento de gás na LocalFrio


Um desastre de grandes proporções atinge o pátio de cargas do terminal alfandegado da Localfrio, na Margem Esquerda do Porto de Santos, em Guarujá. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil do Estado e a empresa confirmaram o vazamento de um composto do cloro - inicialmente, os órgãos tinham afirmado que era amônia . Moradores de Vicente de Carvalho relatam que o bairro está tomado pela fumaça.  
De acordo com a coordenadora regional da Defesa Civil na região, Regina Elsa Araújo, o Plano de Auxílio Mutuo entre os órgãos de emergência em Guarujá foi acionado para combater o vazamento no pátio de contêineres. Equipes da cidade foram deslocadas até o distrito onde estão localizados os terminais e concentram esforços para conter os estragos e atender as pessoas afetadas pela fumaça que atinge a região.  
"Inicialmente, acreditávamos no vazamento de amônia, mas não descartamos que outros produtos também estavam ali. Continuamos recomendando às pessoas que não saiam de suas casas, fechem portas e janelas, e, se possível, coloque um pano úmido no nariz e a boca", afirmou. 

Segundo a Localfrio, o fogo começou oficialmente às 15h15, quando a água da chuva entrou em contato com um tanque carregado com ácido dicloro isocianúrico de sódio. Desta forma, a empresa descartou um vazamento de amônia. Ainda de acordo com a companhia, a brigada de incêndio foi imediatamente acionada. 

A coordenadora da Defesa Civil recomenda que as pessoas que sentirem algum mal-estar, acionem imediatamente os órgãos de resgate e emergência. "Todas as equipes da cidade já estão de prontidão para poder realizar os atendimentos. Estamos contando com o apoio de outras cidades". 
 A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) também foi acionada. Técnicos de Santos foram enviados ao Guarujá para ajudar no controle do vazamento e conter os impactos. O órgão, no entanto, ainda não sabe informar os impactos que será ocasionado pelo incidente. 

Interdições 

Por recomendação do Comando da Polícia Militar, a Travessia de pedestres Vicente de Carvalho-Praça da República está temporariamente suspensa em virtude de vazamento de produto químico na margem esquerda do canal do Porto de Santos. Tão logo haja condições propícias de segurança, o serviço será retomado.

Devido ao vazamento de produto químico, as operações nos terminais de Exportação de Veículos (TEV) e de Contêineres (Tecon), vizinhos ao pátio da Localfrio, foram interrompidas e os funcionários, evacuados, segundo a direção da empresa. O Iate Clube de Santos, assim como marinas próximas e estaleiros da Margem Esquerda também tiveram os funcionários retirados. (Com informações de A Tribuna/ Foto: Rogério Soares) 

0 comentários:

Postar um comentário