sábado, 24 de outubro de 2015

Radares voltam a multar a partir de hoje


Depois de quase um mês sem radares nas ruas, Guarujá volta a ter fiscalização eletrônica neste sábado (24): dois equipamentos móveis serão colocados em operação. Menores que os anteriores, eles são instalados em cima de um tripé e se assemelham a uma câmera (os antigos ficavam numa caixa retangular amarela).
Segundo a Diretoria de Trânsito, os equipamentos móveis estavam em fase de testes até hoje e já estão aferidos pelo Inmetro. Eles serão revezados entre os mesmos seis locais onde ficavam antes, que já contam com sinalização de velocidade.
Entretanto, ainda não há prazo para a instalação dos 23 equipamentos fixos. A expectativa da Prefeitura é que todos estejam funcionando até a temporada de verão.
O contrato com o Consórcio Trânsito Seguro, responsável pelo serviço desde dezembro de 2010, terminou em junho deste ano. Ele não pôde ser renovado mais uma vez por força da Lei de Licitações, que só permite renovações contínuas por até cinco anos.
Por isso, um novo processo licitatório foi aberto e a vencedora foi a empresa Real Construtora e Serviços Ltda. 
O contrato, no valor de R$ 595 mil, foi assinado neste mês e é válido por um ano. A nova empresa trabalha neste momento na troca do banco de dados do sistema, onde serão cadastradas as multas e demais dados dos veículos e motoristas.
Modernos
Os novos radares serão mais modernos, em um mesmo ponto será possível verificar avanço de semáforo, faixa de pedestres e limite de velocidade, o que os antigos não permitiam.
A princípio, será mantido o mesmo número de equipamentos, mas novos pontos de fiscalização serão avaliados. Será estudada a colocação de mais equipamentos em vias de muito movimento, como as avenidas Santos Dumont, Adhemar de Barros e Dom Pedro.
Multas 
Em 2013, radares flagraram 78.661 infrações no trânsito em Guarujá, o equivalente a 215,5 por dia e quase nove por hora. Dessas, 25.934 autuações foram registradas pelos dois radares móveis. Suas multas representaram 32% do total.
O ponto campeão no ranking de autuações era o da Avenida Desembargador Plínio de Carvalho Pinto, na Enseada. Com limite de 40 km/h, ele flagrou 12.033 infrações, 15% do total da Cidade. (Foto: Marcos Pereira/Facebook)


2 comentários:

E para onde vai todo esse dinheiro arrecadado? As ruas do Guarujá parecem um campo minado de buracos!!!

Postar um comentário