quinta-feira, 18 de junho de 2015

Prefeita de Guarujá pode ter mandato cassado


Com a cassação da liminar impetrada pela prefeita de Guarujá, Maria Antonieta Brito, que impedia que a Câmara Municipal investigasse o “Escândalo da Merenda”, os vereadores que integram a Comissão Especial de Inquérito (CEI), retomam os trabalhos na próxima quarta-feira. Com a liminar cassada pelo desembargador Marcos Pimentel Tamássia, da 1a. Câmara de Direito Público, do Tribunal de Justiça do Estado, nada mais impede o prosseguimento dos trabalhos da CEI, que pode terminar apontando a prefeita como autora de crime de responsabilidade, permitindo a abertura do processo de impeachment contra ela.
O desembargador, que cassou a liminar, entendeu que a comissão processante instalada pela Câmara ao convocá-la para prestar esclarecimentos sobre as denúncias não feria seus direitos e, portanto, a liminar concedida pelo juiz Gustavo Alvarez, da Comarca de Guarujá, não pode ser mantida. Ao acionar seu advogados para impetrar a liminar, a prefeita pretendia proteger-se de qualquer acusação, especialmente a de não ter tomado providências para punir os responsáveis pelo superfaturamento de vários ítens da merenda escolar, quando eles foram denunciados, no primeiro semestre do ano passado.
O caso - Prestando depoimento a vereadores na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, em março de 2014, a ex-presidente do Conselho de Alimentação Escolar, Elizabeth Barbosa, apontou inúmeras irregularidades na compra de alimentos para a merenda escolar, com alguns ítens superfaturados em mais de 100%. Ainda segundo ela, a prefeita deve ser responsabilizada por impedir o trabalho de fiscalização das irregularidades, que incluía também o fornecimento de merenda aos escolares sem as proteínas determinadas pelo Conselho Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o que originou a CEI. (Blog do Allende/G1)


0 comentários:

Postar um comentário