terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Tribunal de Contas do Estado suspende licitação do túnel Guarujá-Santos


Está suspensa a licitação (concorrência pública) para as obras do túnel submerso entre Guarujá e Santos. O consórcio vencedor seria conhecido às 10 horas de segunda-feira (2), quando a Dersa abriria as propostas dos participantes, mas o Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou a imediata paralisação do procedimento.

Conforme a decisão liminar (provisória) do TCE, a medida é necessária “para afastar possíveis improbidades” presentes no edital – documento que descreve detalhes da obra e as exigências para as empresas interessadas. O tribunal ressalta que estão “caracterizados indícios de ameaça ao interesse público”.

O pedido para a suspensão do processo licitatório partiu de representação formulada pelas empresas Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, Ferrovial Agroman e Carioca Christiani-Nielsen Engenharia. Elas alegaram que foram prejudicadas por uma série de inconsistências no edital e que o tempo dado pela Dersa para a elaboração das propostas foi insuficiente.

Três dessas construtoras, a Camargo Corrêa, a Ferrovial Agroman e a Christiani-Nielsen, que fazem parte do mesmo consórcio, também argumentaram que só foram pré-qualificadas para a concorrência porque entraram com um Mandado de Segurança na Justiça.

O TCE fixou o prazo de cinco dias para que a Dersa apresente seus esclarecimentos para os fatos apontados, além de fornecer a cópia integral do edital para análise da corte, sob pena de multa de aproximadamente R$ 40 mil. Essa etapa pode atrasar a obra.

Caso a Dersa anule o procedimento, deverá enviar um parecer fundamentado sobre essa revogação ao tribunal.(Com informações de Valor e A Tribuna)

0 comentários:

Postar um comentário