domingo, 1 de fevereiro de 2015

Prefeitura de Santos usa drone para identificar focos de dengue


Para identificar criadouros em imóveis abandonados e fechados, a Prefeitura de Santos conta agora com a tecnologia. Um drone (veículo voador não tripulado, controlado remotamente) sobrevoa terrenos onde os agentes da Vigilância em Saúde não conseguem entrar.

Se identificados os focos do mosquito da dengue, o proprietário recebe uma intimação, onde é instruído a regularizar a situação no local. "Nosso principal objetivo é eliminar os criadouros. Não queremos multar e sim orientar esse proprietário de que dengue é uma questão de saúde pública. Ele tem um tempo para fazer as mudanças solicitadas e depois nós voltamos ao local para ver se foi limpo", explica a coordenadora municipal do Departamento de Vigilância em Saúde, Ana Paula Valeiras.

Segundo ela, com o drone, o trabalho da Vigilância fica mais fácil. "Quando vimos que existia essa tecnologia, na hora percebemos que seria a ferramenta ideal para ajudar na busca por criadouros. A Prefeitura faz um mapeamento e utilizamos o equipamento em pontos estratégicos", afirma.



O equipamento, modelo Phantom II, cedido por três meses para a Prefeitura, conta com uma câmera acoplada que mostra, em tempo real, imagens em uma tela anexa ao controle de vôo. Se necessário, o equipamento pode ainda gravar as imagens que estão sendo transmitidas.A velocidade chega a 30km/h e a altura do vôo pode chegar a 700 metros. (Com informações de A Tribuna On-line/Foto: Nirley Sena)

0 comentários:

Postar um comentário