domingo, 22 de fevereiro de 2015

Moradores reclamam de falta de médicos nas Unidades de Pronto Atendimento


"Não tem médicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Rodoviária do Guarujá". Foi assim que a estudante Fabiana Ramalho, de 31 anos, denunciou a ausência de clínicos gerais na unidade em questão na manhã deste domingo (22). Ela compareceu ao local para levar sua mãe, pois pensava que ela tinha enfartado.

No local, o atendimento não ocorreu como ela imaginava. "Fui até o balcão e me informaram que não tinha médico". Ao perguntar para pacientes que lá estavam, a informação foi confirmada. Segundo eles, desde sábado (21) à noite não há médicos no local.

"Recomendaram que os pacientes fossem à UPA da Enseada. Foi o que eu fiz, mas e quem não pode?" Segundo Fabiana, “quem não tem dinheiro ou condições de se locomover, morrerá lá”.
Na UPA da Enseada, a mãe de Fabiana foi diagnosticada com problemas musculares e o médico a receitou Buscopan.

Mais reclamações
O caso de Fabiana não foi a única denúncia de falta de médicos em uma Unidade de Saúde de Guarujá .

O padeiro Rafael Amâncio dos Santos, de 31 anos, morador do Jardim Boa Esperança, foi na UPA de seu bairro na sexta-feira (20), por volta das 20 horas e voltou para casa sem receber atendimento. "Estou com virose e suspeita de dengue e queria fazer um exame para checar o que era, mas me informaram que não tinha médico".

A outra UPA que fica perto da casa de Rafael apresentava o mesmo problema. "A unidade da Rua São João também estava sem médicos. As outras são mais longe, e teria de usar o transporte público. Não estava disposto".

Para Rafael, a sensação que fica é de "indignação". "A gente contribui com impostos e a Cidade tem recursos. Não conseguir manter a saúde pública funcionando é complicado. No meu caso foi uma virose, mas e se fosse alguma situação mais grave?"

Resposta

Em nota, a Prefeitura não explicou a falta de médicos nas unidades nos momentos citados. A Secretaria de Saúde de Guarujá informou que, no momento da emissão da nota, às 14h12, a UPA Rodoviária contava com três clínicos e três pediatras. A UPA Jardim Boa Esperança por sua vez, possuia dois médicos atendendo a comunidade, assim como as UPAS Enseada e São João.


O Executivo ressalta  que o Município tem neste momento nove médicos atendendo a comunidade em suas unidades de urgência e emergência e reforça que todas as unidades contam com equipes atuantes e que estão enfrentando qualquer tipo de situação com garra, fibra, altivez e com unidade. (A Tribuna On-line)

2 comentários:

Minha mãe esteve no pronto socorro da Av. São João dia 21/02/2015 no período da noite e não haviam médicos para atender, este fato já é corriqueiro, de todas as cidades da baixada santista guarujá figura como a pior.

Estive na Upa da Rodoviária, não tinha médicos
Outro dia estive na Upa da Rodoviária e não tinha máscara para fazer inalação
Um outro dia eu estive na Upa da Rodoviária e não conseguí me consultar, la estava um médico que não conseguia falar fui embora da sala dele sem entender
Um outro dia encontrei o médico dormindo no consultório, ele acordou muito nervoso e falou que eu tinha que tomar muita água

Postar um comentário