sábado, 21 de fevereiro de 2015

Por falta de segurança, teatro Procópio Ferreira continua fechado


Após três anos de atraso na conclusão das obras, o Teatro Procópio Ferreira, em Guarujá, enfrenta agora um problema que atrapalha sua inauguração. Ele teve o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) recusado em vistoria realizada no último dia 10. 

O documento é emitido pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo certificando que, durante a vistoria, a edificação possuía as condições de segurança contra incêndio, um conjunto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais integradas para garantir a edificação um nível ótimo de proteção no segmento de segurança contra incêndios e pânico, previstas pela legislação e constantes no processo, estabelecendo um período de revalidação.

O motivo: erro na altura do corrimão. “Assim que corrigir a irregularidade, (a Prefeitura) deve solicitar retorno de vistoria. A previsão para a emissão do AVCB depende da celeridade do solicitante no atendimento às correções a serem executadas. Quando for realizada nova vistoria, o AVCB é emitido no prazo máximo de cinco dias”, informa a Secretaria de Segurança Pública (SSP) em nota, ressaltando que a edificação já conta com projeto Técnico de Segurança contra Incêndio.

O vice-prefeito de Guarujá, Duíno Verri Fernandes, também secretário de Infraestrutura e Obras, garante que o problema já está sendo solucionado e, o quanto antes, nova vistoria será solicitada.

Ele explica que o corrimão é o que fica entre a sonoplastia e as poltronas, já na sala de espetáculos. Para ele, tratou-se mais de uma questão de interpretação do que um erro em si.

“Na primeira vistoria que teve, cerca de um mês antes, já pediram que corrigíssemos a bomba d’água, que não estava dando pressão, e outros detalhes. Esse que veio no dia 10 foi outro e dessa vez, achou que não se trata de um corrimão, e sim de um obstáculo”.

De acordo com o vice-prefeito, o corrimão foi feito com a altura de 92 centímetros, obedecendo a instrução técnica. “Mas, como ele considerou ser obstáculo, pedia que subíssemos o corrimão para 1.05. Achamos mais fácil acatar a recomendação do que recorrer. Já está sendo providenciada a mudança”.
Duíno nega, entretanto, que este motivo esteja impedindo a inauguração do teatro, embora reconheça que sem o AVCB não é possível inaugurá-lo.
“Paralelamente há a questão das agendas do governador (Geraldo Alckmin), (a atriz) Bibi Ferreira e outras pessoas que são convidadas para a inauguração. É preciso conciliar, por isso a dificuldade de marcar uma data”.

HISTÓRICO
O teatro Procópio Ferreira foi fechado em setembro de 2011, com a promessa da municipalidade que seria reaberto seis meses depois. Uma ampla reforma modernizou a casa de espetáculos, que completou 35 anos em 15 e dezembro do ano passado.

Após muitas datas de entrega descumpridas, a expectativa era de que tivesse sido entregue no aniversário do padroeiro de Guarujá, Santo Amaro, em 15 de janeiro.

Em diversas ocasiões, a Prefeitura informou que o atraso na obra deveu-se a mudanças que não estavam previstas no projeto original e que acabaram ampliando a obra. No decorrer da reforma, a Administração detectou que era importante modernizar também a infraestrutura tecnológica- sonorização, cenotécnica, climatização, poltronas e acústica, por exemplo.

Esta parte, custeada pelo Executivo, foi orçada em R$ 1 milhão. Já para reforma do imóvel, que recebeu verbas do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), foi destinado R$ 1,766.860,28. (com informações de A Tribuna)



0 comentários:

Postar um comentário