domingo, 25 de janeiro de 2015

Acesso ao Sorocotuba é liberado, mas moradores continuam sem energia


O acesso ao Morro do Sorocotuba já foi liberado para o tráfego de veículos. Parte dos moradores, no entanto, ainda aguardam o restabelecimento da energia. No sábado (24), durante a chuva da madrugada, pelo menos 11 deslizamentos de terra bloquearam a via, único meio para chegar a condomínios, pousadas e à Praia do Éden, e destruíram o sistema de distribuição de energia. 
 

Equipes da Secretaria Municipal de Operações Urbanas e da Defesa Civil liberaram o acesso ao morro, onde ao menos 250 pessoas ficaram isoladas, sem água, luz e telefone, por quase 20 horas.  As quedas de barreira comprometeram a via que é interligada à Avenida Marjory Prado, conhecida popularmente como Estrada de Pernambuco. 
 

A Elektro, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica à região, permanece no local para remoção dos postes e dos fios que caíram com os deslizamentos. 

Na região do condomínio Tortuga, onde a energia para mais de mil pessoas também ainda não foi religada, as equipes já encostaram os sedimentos, composto em sua maioria por galhos de árvores e terra, na beirada do morro. A medida foi tomada porque os geólogos da Defesa Civil orientaram que o material não deve ser retirado no momento devido à possibilidade novos deslizamentos. Foi liberada meia pista para o tráfego. Nesta segunda-feira (26), será feito um estudo do local.

Muita chuva 
 

Conforme a Prefeitura, a precipitação pluviométrica na área do morro foi de 87 milímetros nas últimas 24 horas, mais que o dobro do registrado em outros pontos da Cidade. Os moradores continuam sob a possibilidade de enfrentar novos isolamentos, pois a passagem de veículos na avenida de acesso ao morro e à praia é de alto risco, por causa da ameaça de deslizamento do solo frágil das encostas e da pista de asfalto.
 

Durante o sábado, foram retirados ao menos 14 caminhões de lama oriunda do escorregamento por causa das fortes chuvas. A primeira parte da pista da Avenida Marjory Prado foi liberada ainda durante a noite. As equipes permanecem atuando para deixar a via totalmente livre.(Foto: Rogério Soares/A Tribuna)


0 comentários:

Postar um comentário