sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Vacinação contra a febre amarela começa na próxima quinta-feira (25)


Foi antecipada para a próxima quinta-feira (25), a campanha de vacinação contra a febre amarela em Guarujá. Com as alterações, a ação prossegue agora até o dia 17 de fevereiro. A expectativa da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde é de imunizar um total de 295.037 pessoas, do público estimado.

A campanha contará ainda com os dias 3 e 17 de fevereiro, como dias D de mobilização. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (19), durante reunião dos municípios junto à Diretoria Regional de Saúde, em Santos. A vacinação será desenvolvida em toda a Baixada Santista, Grande São Paulo e também no Vale do Paraíba.

Para o atendimento à população, Guarujá vai disponibilizar um total de 20 postos, entre Unidades de Saúde da Família (Usafas) e Básicas de Saúde (UBSs), que funcionarão das 8 às 17 horas. Nos dias de mobilização serão os mesmos locais e horários, que atenderão em regime especial.

Poderão receber a dose padrão crianças de 9 meses até menores de 2 anos; pessoas que viajarão para países com exigência da vacina (mediante comprovação, sendo necessário receber a vacina 10 dias antes da data da viagem). Os demais receberão a dose fracionada. No caso dos idosos, estes não precisarão de encaminhamento médico.

Segundo a enfermeira da Diretoria de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Ana Terezinha Lopes Plaça, não faltará vacina. “Não é necessário alarmismo! A população pode ficar tranquila, que vamos atender toda demanda durante a campanha, nos postos disponíveis. No início da próxima semana, já devemos receber parte das doses e demais insumos, o que ocorrerá em etapas”, garantiu.

É importante ressaltar que a campanha em Guarujá acontecerá de maneira preventiva. Afinal, a Cidade assim como toda a Região da Baixada Santista, não é área endêmica, e por isso, não há registro de casos da doença. Na semana que vem, toda a equipe da rede municipal de saúde, que vai atuar na campanha de vacinação participará de treinamento. São eles médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares, agentes comunitários e de controle de endemias.

Sobre a dose – Será fracionada (0,1ml), conforme diretriz do Ministério da Saúde. Estudo recente realizado pelos laboratórios Bio-Manguinhos/Fiocruz aponta a presença de anticorpos contra a febre amarela, após 8 anos, na dose fracionada, semelhante ao observado com a dose padrão neste mesmo período. Estudos em andamento continuam a avaliar a proteção posterior a esse período.

Dessa forma os resultados dão suporte ao uso de doses fracionadas da vacina. Quem já tomou uma dose da vacina, não precisará se vacinar novamente. A vacina aplicada na rotina (dose padrão -0,5ml) tem validade para a vida toda, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Restrições - A vacina é contraindicada para crianças menores de 9 meses; gestantes; mulheres amamentando crianças de até 6 meses; pacientes em tratamento de quimioterapia, radioterapia ou com corticoides, em doses elevadas. Em caso de dúvida consultar um médico e solicitar a autorização. Também deverão consultar o médico da necessidade da vacina, os portadores do vírus HIV, pacientes com tratamento de neoplasia concluído, transplantados, hemofílicos ou pessoas com doenças do sangue e doença falciforme.

Febre Amarela - Doença infecciosa transmitida por meio da picada de mosquito infectado, podendo afetar humanos e animais, como os macacos. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença. Os principais sintomas são: febre, calafrios, dor de cabeça, dores no corpo, fadiga, náuseas e vômitos. A manifestação clínica inclui insuficiência hepática e renal, podendo evoluir para óbito.

Confira a relação de postos de vacinação

UBS Vila Baiana
Rua Vereador Orlando Falcão, 143 – Enseada

UBS Vila Rã
Rua Maria Geralda Valadão, 1.114 – Jardim Mar e Céu

UBS Pernambuco
Rua Samambaia – s/nº - Praia do Pernambuco

UBS Santa Rosa
Avenida Manoel da Cruz  Michael, 133 – Santa Rosa

UBS Vila Edna
Avenida Brasil, s/nº - Vila Edna


USAFA Cidade Atlântica
Rua Uruguai, 3.000 - Cidade Atlântica

 USAFA Perequê
Rua Rio Branco, 235 - Perequê

USAFA Santa Cruz dos Navegantes
Rua Antônio Pinto Rodrigues, s/nº - Santa Cruz dos Navegantes

USAFA Jardim Dos Pássaros
Rua Rouxinol, 25 – Jardim Santo Antônio

USAFA Jd. Las Palmas
Rua José Alves de Oliveira, s/nº, Las Palmas

USAFA Dr. David Capistrano
Rua Paulo Agostinho da Silva, s/nº - Vila Zilda

UBS Vila Áurea
Rua Francisco de Castro, s/nº- Vila Áurea

UBS Jardim Boa Esperança
Avenida Adriano Dias dos Santos, 533 - Jardim Boa Esperança

UBS Pae Cará
Avenida São João, 155 – Pae Cará

UBS Morrinhos
Avenida Antenor Pimentel, s/nº, Morrinhos II

UBS Vila Alice
Rua Rio Grande do Sul, s/n°, Vicente de Carvalho

USAFA Sitio Conceiçãozinha
Rua Nova Esperança, 11, Sítio Conceiçãozinha

USAFA Jardim Conceiçãozinha
Avenida Bento Pedro da Costa, s/n – Jardim Conceiçãozinha

USAFA Jardim Progresso
Rua Josefa Ermínia Caldas, s/n°, Jardim Progresso

USAFA Jardim Brasil
Rua Poeta Alberto de Oliveira, s/n°, Morrinhos




1 comentários:

E terá vacinas suficientes para todos aqui no Guarujá?

Postar um comentário