terça-feira, 19 de maio de 2015

Guarujá confirma primeira morte por dengue


Mais uma morte por dengue foi confirmada na Baixada Santista. Além de Santos, que já registra três óbitos, e Itanhaém, com um, Guarujá confirmou nesta terça-feira (19) que um homem faleceu em decorrência da doença. Trata-se da quinta morte na região.
 Ele estava internado no Hospital Emílio Ribas, em Vicente de Carvalho, e além de dengue clássica apresentava um quadro de diabetes descompensada, o que agravou seu caso. A Secretaria de Saúde de Guarujá recebeu a confirmação do Instituto Adolfo Lutz na última segunda-feira (18). Vale ressaltar que a Cidade já decretou epidemia da doença.
Guarujá registrou também seu primeiro caso de dengue hemorrágica. Trata-se de Marcos Barga, um arquiteto de 37 anos que está internado desde sábado no Hospital Santo Amaro (HSA). Seu quadro de saúde é estável, mas ele recebe tratamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
As informações são do HSA, que pede doação de sangue O Negativo para o paciente.
A Secretaria Municipal de Saúde está acompanhando o caso diariamente. De acordo com o órgão, o paciente apresentava até esta terça-feira 61 mil plaquetas no exame de sangue, contra 35 mil do dia anterior. Para sair da UTI, ele precisa apresentar cerca de 150 mil plaquetas.
A Prefeitura informa que foram registrados outros dois casos de pacientes com baixo número de plaquetas, mas com sinais da dengue clássica. De janeiro a abril deste ano, a Cidade teve 227 casos confirmados, o que representa 61% do total registrado no ano epidemiológico (julho de 2014 a junho de 2015). No período foram ao todo 371 pacientes com a doença.
Os números não levam em conta os dados da última semana de abril e da primeira semana de maio, devido a uma falha de atualização no sistema do Ministério da Saúde. Novos dados serão divulgados no final desta semana.
Segundo dados do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado, até o dia 4 de maio eram 6.878 os casos confirmados de dengue este ano na Baixada Santista. 
Itanhaém concentra o maior número de casos (2.925). Na sequência estão Peruíbe (1.506), Santos (835); Mongaguá (602); Praia Grande (325); Guarujá (273); São Vicente (267); Bertioga (76) e Cubatão (69). (A Tribuna)

0 comentários:

Postar um comentário