domingo, 1 de março de 2015

Cônego Domênico Rangoni estaria completando hoje 100 anos


O­ Cônego Don Domênico Rangoni, ou simplesmente Padre Domênico, como era mais conhecido, nasceu na It­­­­­­­ália, em Medina, Província de Bologna, no dia 1º de março de 1915,  filho de Ettore Rangoni e de Rosa Sarmenghi Rangoni.

Don Domênico inaugurou com a Bênção Solene do Bispo Diocesano, Don Idílio José Soares, a Matriz de Guarujá, que acabou de construir logo nos dois primeiros anos de seu ministério. Nesta oportunidade, o Bispo conferiu-lhe o título de Cônego.

Em seguida, dedicou-se à construção do Salão Paroquial e da Residência do Vigário. Dedicou-se, ainda, a construção da Capela Cristo Rei, na Praia de Pernambuco, da Capela São Pedro e São Paulo, na Praia da Enseada, e reformou a Capela de Vicente de Carvalho.

Conseguiu, com o então prefeito, Domingos de Souza, formar o primeiro Pronto-Socorro em Guarujá. Construiu a Creche "Ninho Maternal", pioneira na assistência aos menores, que, acolhidos em regime de semi-internato, recebem completa assistência (alimentar, educacional, recreativa e à saúde), inteiramente gratuita, além de proporcionar às mães a oportunidade de trabalho, para o seu sustento e o de sua família.

Em 22 de abril de 1962, inaugurou uma maternidade e lhe foi conferido o título de Cidadão Guarujaense pela Prefeitura e Câmara Municipal de Guarujá. Partindo da maternidade, com 100 leitos, prosseguiu a obra, ampliando-a e transformando-a em Hospital Geral, com 400 leitos. O Hospital leva o nome do Padroeiro da Paróquia de Guarujá, "Santo Amaro". E construiu o Posto-Médico, na Praia do Pernambuco

Construiu a creche Ninho Maternal com capacidade para assistir 300 menores, pioneira no atendimento às crianças do município, além, do Centro Educacional Don Domênico, onde funcionam: o Centro Comunitário Cultural; a Biblioteca Pública Cultural; a Escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; e a Faculdade de Educação, Ciências e Letras "Don Domênico".

Fundou o "Voluntariado de Assistência Social de Guarujá", no Hospital Santo Amaro, constituído de um grupo de senhoras que, diariamente, dedicam seu trabalho, gratuitamente, ao nosocômio.

Durante 15 anos, exerceu a função de Presidente do Mobral em todo o município de Guarujá. Em outubro de 1983, através de carta enviada pelo Cardeal E. Martinez, recebeu de Sua Santidade, o Papa João Paulo II, elogios e uma Benção Especial pelo trabalho social de Desenvolvimento em Guarujá. Sua Santidade, o Papa João Paulo II, tomou ciência das atividades sociais desenvolvidas por Don Domênico através de uma Brochura das Obras que lhe foi entregue "em mãos", por sua Excelência Dom Lucas Moreira Neves, então Secretário do Sacro Colégio, no Vaticano, e, hoje, Arcebispo Primaz da Bahia.


O Cônego Domênico Rangoni faleceu no hospital Sirio Libanês, em São Paulo, capital, em 1987.

0 comentários:

Postar um comentário