sábado, 19 de julho de 2014

Prefeitura propõe abono a professores, mas greve é mantida


A Prefeitura de Guarujá apresentou uma nova oferta aos professores da rede pública de ensino. Além de manter o reajuste de 0,5% para aos docentes de Educação Básica I; de 1% aos de Educação Básica II e de 2,5% ao de Educação Básica III, a proposta prevê um abono salarial de R$ 200, na folha de julho, extensivo até junho de 2015.

A matéria, já encaminhada à Câmara da Cidade, será votada no decorrer da semana, em sessão extraordinária – ainda sem data marcada. A nova oferta foi fechada na tarde desta sexta-feira, em reunião no Paço Municipal, que contou com a presença da prefeita Maria Antonieta (PMDB), vereadores e representantes do Sindicato dos Professores em Escolas Públicas (Siproem) e Sindicato dos Servidores de Guarujá (Sindserv).

“Apesar de não considerar o abono uma grande vitória, tenho de reconhecer que é um avanço, pois atenua um pouco a corrosão dos salários pela alta inflacionária”, diz a presidente do Sindserv, Márcia Rute Daniel Augusto.

A sindicalista entende que, na campanha salarial de 2015, com data-base em abril, o funcionalismo poderá lutar pela incorporação do abono aos salários, além da reposição da inflação.

Márcia destaca ainda, que o abono não compromete a correção das grades salariais definida pela prefeitura, aprovada em assembleia dos servidores e que consta no projeto de lei já enviado à Câmara para votação.

Na presença dos secretários municipais de administração e finanças, do presidente da Câmara, Marcelo Squassoni (PRB) e dos sindicalistas, a prefeita exaltou o respeito entre as partes na negociação. “Preponderou o diálogo e o bom senso entre a prefeitura, o legislativo e os sindicatos”, disse.

Greve e protesto

Mesmo com a  proposta da Prefeitura os professores representados pelo Siproem entraram em greve e se manifestaram, por volta das 15 horas, em frente ao Paço Municipal.

Segundo o advogado do sindicato, Rogério Mehanna, o protesto só foi mantido e a greve não foi suspensa, porque não houve tempo hábil para avisar aos professores sobre a nova oferta.
A categoria vai votar a nova proposta em assembleia na segunda-feira, pela manhã. O horário e local ainda não foram definidos. 
 



0 comentários:

Postar um comentário