sexta-feira, 18 de julho de 2014

IML de Guarujá é o único em condições de atender 11 cidades da região


Com a interdição parcial do Instituto Médico Legal (IML) de Santos, a unidade instalada na Vila Zilda, em Guarujá, é a única em condições de atender às 11 cidades que dependem exclusivamente do serviço: Pedro de Toledo, Itariri, Peruíbe, Mongaguá, Itanhaém, Praia Grande, São Vicente, Cubatão, Santos, Guarujá e Bertioga.

Isso porque o Núcleo de Perícias Santos, composto pela sala de necropsia e exames de corpo de delito e ginecológico, possui condições insatisfatórias de funcionamento, conforme relatório da Vigilância Sanitária do Município.


A interdição do prédio, localizado no Saboó, ocorreu por volta das 13 horas da última quinta-feira. A medida impede o recebimento de novos cadáveres e a realização de corpo de delito e exames ginecológicos em caso de estupro. Por isso, desde a tarde de ontem, os atendimentos do Município já foram encaminhados ao Guarujá.

Nesta sexta-feira, quem precisou utilizar algum serviço, encontrou apenas a parte administrativa funcionando, com a emissão de laudos já prontos e informações. Ano passado, por determinação do Ministério Público, o IML de Praia Grande também foi interditado e continua sem prestar serviços à população.

Em Guarujá, o movimento nesta manhã estava calmo e o único corpo tinha vindo de Bertioga. Legistas de Santos também estavam na unidade. Eles tinham realizado dois exames de corpo de delito que eram do Município. Ainda assim, a apreensão dos funcionários era visível. O medo é de que aconteça com o IML de Santos o mesmo que ocorreu em Praia Grande. "Tomara que não demore para reabrir, porque aqui as condições são boas. Com dois IMLs fechados, a situação é preocupante", disse um funcionário de Guarujá.

Na quinta-feira, após a interdição do IML de Santos, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo foi procurada e informou que a reforma na unidade de Santos tem início na próxima segunda-feira. A previsão é que os atendimentos da unidade ocorram em um espaço provisório neste período. (A Tribuna On-line/foto: Nirley Sena)

0 comentários:

Postar um comentário