quinta-feira, 18 de abril de 2019

Presidente Jair Bolsonaro chega ao Guarujá para passar o feriado de Páscoa no Forte dos Andradas



A Aeronáutica e a Marinha restringiram, nesta quinta-feira (18), os espaços aéreo e marítimo no entorno do Forte dos Andradas em decorrência da viagem de folga do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que chegou à unidade às 13h30. O esquema de segurança é coordenado pelo Exército e também envolve Polícia Federal.

Bolsonaro está em viagem sem agenda oficial no Hotel de Trânsito da fortificação, sede da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, onde também já se hospedaram por seis vezes o ex-presidente Lula e a esposa Marisa Letícia, já falecida. O presidente viajou para descansar no feriado prolongado de Páscoa. A primeira-dama, Michelle, não o acompanhou.

O presidente seguiu ao litoral, após o almoço, a bordo de um helicóptero da Força Aérea. O voo durou 30 minutos e o pouso ocorreu no forte.

Os bloqueios oficializados vigoram até, pelo menos, o próximo domingo (21). Conforme aviso aos aeronavegantes, divulgado pela Força Aérea, nenhuma aeronave pode sobrevoar as instalações da fortificação abaixo dos 500 metros de altitude (1500 pés), limitado a um raio aproximado de 1,6 quilômetro (1 milha) da hospedaria do forte.

No mar, qualquer embarcação também fica impedida de se aproximar da praia e deve estar afastada da costa por, aproximadamente, 2 quilômetros. Avisos-Patrulha do Grupamento de Patrulha Naval Sul-Sudeste e barcos da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) vão monitorar o cumprimento do isolamento diuturnamente.

No único acesso terrestre ao forte, há barreiras na rua Horácio Guedes Barreiros, no bairro Jardim Guaiúba. A área será monitorada por equipes do Exército e da Polícia Federal, que receberão apoio das polícias estaduais e de agentes municipais da prefeitura. A visitação pública à fortificação histórica foi suspensa temporariamente.

Forte dos Andradas

A fortificação foi a última a ser construída no país, em 1942. Inicialmente chamado de Forte do Monduba, em referência ao morro onde está instalada, foi rebatiza de Forte dos Andradas em homenagem ao patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva. A estrutura integra o Sistema Defensivo da Baía de Santos.

Parte do forte está escavada na rocha do Morro do Monduba, uma área de preservação permanente de 2,1 milhões de metros quadrados. A estrutura preservada e restaurada é aberta à visitação a grupos com agendamento prévio. O local também possui um Hotel de Trânsito para militares e também utilizado por autoridades federais.

A hospedaria tem suítes diversas, um campo de futebol e uma piscina, e localiza-se na praia com uma baía de águas calmas em frente aos fundeadouros onde os navios aguardam para acessar o Porto de Santos (SP). Atualmente, o Forte dos Andradas é sede da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea "General Samuel Teixeira Primo - 1980", do Exército.

Enquanto presidente, Lula passou pelo menos cinco períodos no forte, acompanhado da esposa e de outros familiares. A frequência fez com que na época fosse construída uma suíte para autoridades - a mesma que deverá ser usada por Bolsonaro. Em 2011, após deixar a presidência, ele passou férias na fortificação como convidado.


0 comentários:

Postar um comentário