sábado, 27 de abril de 2019

Nova iluminação destaca Fortaleza da Barra Grande


A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, em Guarujá, ganhou uma nova iluminação, mais potente e econômica, que pode ajudar o monumento a se tornar um Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
No ano passado, a construção teve modernização nas instalações elétricas e luminotécnicas feita pelo Instituto Neoenergia, braço social do Grupo Neonergia, do qual faz parte a concessionária Elektro.
“Além de valorizar os monumentos e trazer eficiência e economia na iluminação, queremos mudar o olhar de quem está inserido e trazer para dentro do ambiente cultural” explica a diretora do Instituto, Renata Chagas.
A revitalização iluminou pontos que não eram atendidos e deu destaque às muralhas do local. A intenção é de que haja uma eficiência de 25% e que o custo de manutenção seja reduzido, pois os equipamentos têm previsão de durar 20 vezes mais que os anteriores.
Patrimônio Mundial
O secretário de Cultura de Guarujá, Marcelo Nicolau, explica que a nova iluminação vai ajudar a Cidade a certificar o forte na Unesco. “Para isso, precisa-se de três pilares. Um deles é o da visibilidade do monumento. Com essa iluminação durante a noite, é possível avistar o local de São Vicente”, explica.
Os outros dois requisitos do órgão internacional são o pertencimento e a acessibilidade. Nicolau afirma que o último é o mais difícil. “Mas já estamos trabalhando nisto. Temos uma parceria técnica com Barcelona (Espanha) e devemos, em breve, receber uma equipe para tratar disso.”
A Fortaleza da Barra é a única fortificação espanhola no Brasil e integra a lista de monumentos que formam o conjunto, de 19 fortes brasileiros, candidato a Patrimônio Mundial da Unesco e que estão em vários locais do País. Em São Paulo, além da Fortaleza da Barra, há o Forte São João, em Bertioga.
História
A fortaleza foi construída em 1584 para a defesa da então Vila de Santos de ataques de corsários e piratas. Foi desativada em 1905, após 312 anos de atividade, com desocupação total na década de 1970.
O local ficou abandonado por mais de 20 anos e restaurado em 1992. Desde agosto de 2012, está sob responsabilidade da Prefeitura de Guarujá. O local abriga o Museu Histórico da Fortaleza da Barra Grande.

0 comentários:

Postar um comentário