terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Polícia monitora veículos na travessia Guarujá-Santos



Em ação conjunta, a Polícia Militar (PM) e a Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa) monitoram, desde o dia 5 deste mês, os veículos que utilizam os serviços da travessia de balsas entre Guarujá e Santos. O objetivo é garantir mais segurança na região, com a identificação e apreensão de suspeitos em automóveis roubados ou furtados.

Nos dois trechos de travessia já existem 12 câmeras instaladas. “Esses equipamentos estão dispostos nas filas de embarque das balsas, nas praças de arrecadação (guichês) e na saída das embarcações”, informa o gerente de Tecnologia da Informação (TI) da Dersa, Paulo Renato Silva.

Segundo ele, a parceria está em fase experimental. “Esse monitoramento faz parte do projeto Radar, lançado em junho deste ano, em Guarulhos (Região Metropolitana da Capital). As câmeras que analisam os automóveis têm uma característica conhecida como OCE. Ou seja, fotografam as placas dos veículos, reconhecem os caracteres (letras e números) e transformam tudo isso em um texto, que é enviado à PM”.
 

Silva ressalta que a Dersa já tinha os equipamentos apropriados para o serviço e precisou apenas se adequar ao sistema da polícia. “Essas câmeras compõem o nosso Centro de Controle de Operações das Travessias (CCO) que, até então, utilizávamos somente para dar mais qualidade ao atendimento prestado aos usuários. Através delas conseguimos, por exemplo, passar informações mais exatas sobre o tempo de espera da travessia”.

De acordo com Silva, desde a implantação do projeto Radar (dia 5) até o dia 20, foram analisados 40 mil veículos licitados, sendo registrado apenas um alerta de furto.

Agilidade

O gerente de TI da Dersa diz que as informações, obtidas pela empresa, precisam ser enviadas em tempo real para a central da PM. “Através delas (imagens) é realizada uma pesquisa automática em um banco de dados da PM, com informações de todos os veículos”.

0 comentários:

Postar um comentário