quarta-feira, 25 de julho de 2018

Caminhão Cata Coisa passa a funcionar semanalmente



O caminhão Cata Coisa, que atendia os bairros a cada quinze dias, passa a funcionar semanalmente. O programa é um aliado essencial da zeladoria, pois recolhe móveis velhos, sofás, madeiras e outros objetos em desuso.

A colaboração da população nesse processo é fundamental. Ao acionar o serviço, o munícipe ajuda a manter a cidade limpa, evitando o descarte indevido desses materiais nas vias públicas, calçadas e até mesmo em córregos.

Vale ressaltar que o caminhão não recolhe lixo vegetal (galhos de árvores, restos de plantas) e entulho, sendo responsabilidade do munícipe contratar serviço particular de caçambas.  

A prefeitura salienta a importância da denúncia anônima em casos do descarte inadequado desses materiais. A orientação é que o infrator seja denunciado imediatamente à Diretoria de Limpeza Urbana através do telefone 3383-5313.

Multa
O lançamento de resíduos é considerado crime ambiental, embasado na Lei Federal 9605/1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.

Em âmbito municipal, o Código de Posturas (Lei Complementar 44/1998) também impõe punições à prática, como multa. Segundo a norma, compete à Prefeitura zelar pela manutenção da Cidade visando a melhoria do ambiente urbano de modo a garantir o desenvolvimento social e econômico e conforto público.

Como funciona?
É necessário que o munícipe agende o serviço com pelo menos um dia de antecedência na Diretoria de Limpeza Urbana. O agendamento organiza o atendimento, auxilia no controle de desempenho e possibilita o levantamento de dados referentes ao funcionamento do programa.

Além disso, a ferramenta inibe o descarte irregular, pois o veículo passa em todos os bairros conforme o cronograma montado pela diretoria.

Programação
O caminhão circula pelos bairros de segunda a sábado e conta com duas tabelas de distribuição de serviço. Confira o cronograma:

TABELA 1
Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Sábado
Jardim Acapulco
Jardim São Miguel
Jardim Santa Maria
Vila Ideal
Jardim Praiano
Jardim Virgínia
Perequê
Vila Lígia
Jardim dos Pássaros
Vila Maia
Cidade Atlântica
Parque Enseada
Pernambuco
Vila Funchal
Guaiúba
Centro
Portal de Guarujá
João Batista Julião
Mar Casado
Santa Rosa
Jardim Las Palmas
Barra Funda
 Granville
Península
Mar e Céu
Helena Maria
Tombo
Tejereba
Balneário Guarujá
Tortuga
Maré Mansa
Santa Cruz dos Navegantes

Vila Júlia


Areião





Jardim Albamar





TABELA 2
Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Sábado
Jardim Enguaguassu
Pae Cara
Pae Cara
Jardim São Miguel
Morrinhos I
Cachoeira
Jardim Cunhambebe
Vila Áurea
Monteiro da Cruz
Esplanada do Castelo
Morrinhos II
Vila Zilda
Jardim Santense
Jardim Progresso
Jardim Alvorada
Jardim Boa Esperança
Morrinhos III
Vila Edna
Vila Alice

Jardim Maravilha
Jardim Conceiçãozinha

Vila da Noite
Parque Estuário

Jardim Santana
Jardim São Luiz

Santa Clara


Santo Antônio





Jardim Primavera






0 comentários:

Postar um comentário