quinta-feira, 16 de junho de 2016

Apae suspende parcialmente o atendimento


A Associação de Pais e Amigos do Excepcional (Apae) de Guarujá está com suas atividades parcialmente suspensas desde quarta-feira (15). O motivo é a falta de pagamento para os cerca de 40 funcionários, que estão sem receber por que a Prefeitura não repassou a subvenção deste mês à instituição, no valor de R$ 100 mil. Para isso, o órgão depende de uma certidão negativa de débitos, que ainda não tem.
Na tarde de quinta-feira (16), cerca de 50 mães de alunos e funcionários participaram de uma manifestação em frente ao Paço Municipal para cobrar uma solução. O grupo foi recebido pela prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB), que explicou as ações jurídicas e políticas que tem adotado para tentar resolver o problema. Entretanto, o repasse continua suspenso.
Para obter a certidão, a instituição precisa parcelar uma dívida deixada pela antiga diretoria com a Secretaria de Estado da Educação, em um valor que hoje alcança R$ 1,5 milhão com juros e correção. Antes, a Prefeitura fazia o repasse porque era interventora judicial da Apae, situação que vigorou de 2009 até mês passado.
Paralelamente, a Prefeitura ajuizou uma ação pedindo autorização para fazer o repasse mesmo sem ter a certidão.
A Apae tem buscado outras alternativas para obter a subvenção municipal. “Estamos fazendo vários eventos para conseguir recursos”, afirma Camila.
Paralisação
Enquanto isso, os colaboradores estão trabalhando em sistema de rodízio. Das sete salas, apenas duas estavam funcionando na quinta (16), com apenas 15 alunos, dos mais de 180 da instituição. Dos profissionais, havia apenas dois professores, dois auxiliares e um pajem, além da equipe administrativa. (Foto: Rogério Soares/A Tribuna)


0 comentários:

Postar um comentário