terça-feira, 26 de março de 2019

Procon Guarujá multa Dersa por demora na travessia de balsas


A Dersa, empresa responsável pela travessia de balsas entre Guarujá e Santos, foi multada em R$ 810.986,67 pelo Procon Guarujá, nesta terça-feira (26). O motivo da autuação foi o tempo excessivo de espera e a falta de informação aos usuários do serviço. A Dersa pode recorrer da decisão.
A medida foi aplicada com base nos artigos 22 e 31 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e poderá ser recorrida pela Dersa, que informou ao Procon que sua ouvidoria recebeu apenas 149 reclamações por parte de usuários. No entanto, motoristas que enfrentam as longas filas alegam que, em algumas oportunidades, a ouvidoria da empresa não estava disponível.
No mês de janeiro, a Dersa já haviasido notificadapelo orgão a respeito dos transtornos gerados pelo tempo excessivo de espera na travessia de balsas, novamente se baseando no artigo do CDC responsável por estabelecer que serviços essenciais devem ser feitos de modo eficaz e contínuo.
Em nota, a Dersa esclarece que a nova gestão vem se empenhando constantemente no sentido de melhorar a qualidade do serviço aos usuários de todas as travessias litorâneas do Estado de São Paulo. Além disso, ressalta que a Secretaria de Logística e Transportes (SLT) já iniciou estudos para definir um cronograma sobre a concessão de todo o serviço de travessia de balsas, hoje administrado pela Dersa, à iniciativa privada. Segundo a empresa, o objetivo é que o sistema comece a ser modernizado já a partir de 2020. (Com informações de AT)

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