domingo, 23 de dezembro de 2018

Projeto internacional elege APA Serra do Guararu uma das três melhores do País




A Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Guararu, localizada na região conhecida como Rabo do Dragão, em Guarujá, está entre os três melhores modelos de eficácia em Governança Ambiental do País.

A seleção foi feita por meio do Projeto Áreas Protegidas Locais, implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, em parceria com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), além de contar com o apoio do Internationale Klimaschutzinitiative (IKI), do Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU) e Ministério do Meio Ambiente do Brasil.

Na carta encaminhada à Prefeitura, o secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo de Oliveira Perpétuo, ressalta que a instituição – principal rede global de mais de 1.500 cidades e regiões comprometidas com a construção de um futuro sustentável - convidou os municípios a responderem ao Questionário – Contribuições para o Projeto Áreas Protegidas Locais, lançado em outubro de 2018.

De 36 questionários respondidos em todo o País, três foram selecionados os melhores: APA Serra do Guararu, em Guarujá; Parque Municipal Imperatriz Leopoldina, em São Leopoldo (RS) e Área de Proteção Ambiental do Manguezal da Barra Grande, em Icapuí (CE).
A análise levou em conta critérios como governança; envolvimento social para com a prática; linha metodológica clara; resultados considerando a conservação da biodiversidade; desenvolvimento sustentável e sua sustentabilidade.

“Os três casos selecionados representam iniciativas de conservação ambiental locais que denotam um importante avanço na gestão do território, destacando a configuração de sistemas de governança, representado por atores no nível local, regional e nacional que se articulam para a gestão sustentável de suas ações. Esperamos que a compilação e divulgação desses casos possam servir como apioo às estratégias de planejamento e implementação de Unidades de Conservação Municipais no Brasil”, aponta ele na carta. (Foto: Pedro Resende)

0 comentários:

Postar um comentário