quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Informação sobre multa para quem perder prazo da biometria é falsa


Um boato que circula em aplicativos de mensagens, como WhatsApp, desde o início da semana, tem provocado sobrecarga no sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP). Na mensagem, os eleitores são alertados que devem comparecer ao cadastramento biométrico até 7 de dezembro. Quem não se apresentar até o prazo, conforme o falso comunicado, será multado em R$ 150,00 e terá o CPF, RG e habilitação suspensos. 
Por conta da falsa notícia, quem deseja agendar o cadastramento biométrico tem encontrado muita dificuldade desde então. Na manhã desta quarta-feira (22), a Reportagem tentou por diversas vezes efetuar o cadastro no site do TRE-SP e não conseguiu concluir o agendamento. 
Procurada, a assessoria de imprensa do TRE-SP esclarece que a lentidão no sistema é motivada pelo elevado número de acessos de eleitores à plataforma após a circulação das mensagens falsas. 
Em nota, informa ainda que, a princípio, o agendamento deve ser feito pela internet. Porém, também é possível procurar diretamente o próprio cartório. O TRE-SP ressalta, no entanto, que agendamentos via telefone não são realizados. 
Ainda conforme o TRE-SP, na próxima eleição, só será obrigatório o uso da biometria em 85 cidades do Estado de São Paulo. Porém, nenhum município da Baixada Santista está incluído nesta relação. 
Nas cidades em que a biometria será exigida em 2018, o atendimento se estenderá até março do ano que vem, com exceção às cidades de Botucatu, Itatinga, Várzea Paulista e Pardinho, onde os eleitores têm até 19 de dezembro para efetuar o cadastramento. 
Somente nestas cidades, o eleitor que não comparecer nos prazos estabelecidos terá o seu título cancelado. Nos demais municípios onde a biometria já foi adotada mas o cadastramento ainda não é obrigatório, como na Capital, ainda não há prazo final estabelecido para o comparecimento dos eleitores. Contudo, a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores se adiantem e façam sua biometria para evitar filas no futuro.


0 comentários:

Postar um comentário