sábado, 28 de outubro de 2017

Decreto regulamenta o uso de arma de fogo pela Guarda Civil Municipal


Decreto publicado na quarta-feira (25) no Diário Oficial  regulamenta o uso de arma de fogo por agentes da Guarda Civil Municipal da Cidade. A expectativa da Administração Municipal é de que pelo menos 50 GCMs já estejam circulando armados pelas vias do Município até o início da temporada verão, no final de dezembro.
De acordo com o secretário de Defesa e Convivência Social, Luiz Claudio Venâncio, após a publicação do decreto, o próximo passo é capacitar os servidores do órgão. "Por lei, os agentes precisam passar por exames psicológicos com psicólogos cadastrados pela Polícia Federal, que atestem que o profissional está apto a utilizar o armamento. Aos poucos, esses exames já estão sendo realizados. Ainda nesta semana deve ser publicada (no DO) a relação dos guardas que realizarão a terceira fase, ou seja, o treinamento prático", explica.
De acordo com o decreto, os guardas deverão ser submetidos a cada dois anos ao teste de capacidade psicológica. 
Venâncio afirma que o porte de arma de fogo já era citado no plano de governo do prefeito Válter Suman, que assumiu o Executivo neste ano. "O armamento ajuda a garantir a segurança da população de Guarujá e dos turistas. Hoje, a guarda é um dos protagonistas do sistema de segurança e o armamento é um braço de força para o poder público municipal".
Com relação ao armamento que será utilizado pelos agentes, a Prefeitura de Guarujá espera uma doação das armas. "Estamos com um processo bastante adiantado. Já temos um compromisso informal de que esse armamento será doado pela Polícia Civil".
Atualmente, Guarujá conta com um quadro de 286 funcionários, sendo 50 deles atuando no patrulhamento do Município, em viaturas. Além de funções administrativas, os demais realizam a segurança dos equipamentos públicos. (AT Online) 


1 comentários:

COM A BANDIDAGEM CRESCENTE E COM UM PODERIO ARMADO DE FAZER INVEJAR, PODERIAM AO MENOS DAR-LHES "ESTILINGUES', PARA A SUA PROTEÇÃO E A DA POPULAÇÃO TB ...

Postar um comentário