Pelo menos duas companhias aéreas
nacionais já demonstraram interesse em levar voos para o futuro aeroporto de
Guarujá. O gerente de relações institucionais da Azul, Ronaldo da Silva Veras,
confirmou que a companhia quer iniciar voos para o destino do litoral paulista,
possivelmente conectando Campinas (seu principal centro de conexão) e Rio de
janeiro, e potencialmente também Belo Horizonte. "Aguardamos apenas a
regularização do aeroporto", disse.
O diretor da Avianca, Tarcisio
Gargioni, também revelou que a empresa aérea quer atender o Guarujá, mas disse
que não há definição de rota, por enquanto. "Possivelmente seria Brasília",
comentou.
Conforme estudo elaborado pela
Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), levando em consideração a
altitude da pista, seu comprimento atual de 1390 m x 45 m, ela poderia operar
de maneira idêntica ao Aeroporto Santos Dumont (1323 m x 42 m), mas a
resistência do asfalto limita a utilização das principais aeronaves da frota
nacional. Pelo estudo, poderiam aterrissar desde já na pista existente da base
aérea os ATRs 42 e 72, além dos modelos Embraer 145 e 175. Esses modelos fazem
parte atualmente apenas da frota da Azul. Gargioni disse que também seu A318
poderia operar no local. "Ele é um avião menor e mais leve",
comentou.
De acordo com o presidente da
Abear, Eduardo Sanovicz, se a pista for ampliada para 1600 metros e houver a
melhora da resistência do asfalto, toda a frota nacional poderá utilizar o
aeroporto. Conforme informações da prefeitura de Guarujá, a expansão está
prevista para uma segunda fase do projeto, com investimento sob
responsabilidade do futuro concessionário. (Com informações da Agência Estado)
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