As chuvas que atingiram a região
recentemente e os protestos que paralisaram rodovias e vias da Baixada Santista
vão atrasar em cerca de um mês a entrega das obras da Avenida Perimetral da
Margem Esquerda do Porto de Santos, em Guarujá. Inicialmente, a Codesp previa
liberar até ontem a via expressa, que busca a segregação dos tráfegos urbano e
portuário. A expectativa, agora, é de que os trabalhos sejam concluídos entre o
fim deste mês e início de setembro.
Para que esse novo prazo seja cumprido, falta apenas finalizar as últimas
etapas do projeto, que incluem o asfaltamento, iluminação, sinalização e o
paisagismo, apontou a Docas. O término da passarela, que foi ampliada e vai
passar sobre a rodovia para que os pedestres tenham acesso à comunidade de
Conceiçãozinha, também integra os detalhes finais da obra, que começou a ser
entregue no início de maio último.
Na ocasião, foi liberado o novo viaduto, de 450 metros de extensão, construído
pelo Governo Federal às margens da Avenida Santos Dumont, na direção da Rua
Idalino Pinês, a Rua do Adubo (via que faz a ligação entre a Rodovia Cônego
Domênico Rangoni e a região portuária).
Ele foi implantado sobre a linha férrea que corre em paralelo à Santos Dumont,
eliminando o cruzamento rodoferroviário no local, que atrasava o tráfego de
caminhões e carros com destino ou vindos das instalações marítimas.

Com boa parte do empreendimento já sendo entregue, a Codesp pretendia liberar
totalmente a nova via até ontem. No entanto, questões pontuais como condições
climáticas e manifestações impediram a estatal de seguir o cronograma esperado.
Conforme explicou a Autoridade Portuária, os congestionamentos gerados pelas
paralisações acabaram atrapalhando a chegada do material para a conclusão da
obra, que acabou sendo adiada.
Após o término do serviço, o trânsito portuário terá cinco faixas disponíveis,
três de entrada e duas de saída. Já no trecho urbano, serão duas faixas para o
tráfego com destino a Vicente de Carvalho e duas para o centro de Guarujá. Essa
configuração mostra que, ao contrário da Perimetral de Santos (Margem Direita),
em Guarujá não haverá o cruzamento entre os veículos de passeio e caminhões.
A obra da Avenida Perimetral é realizada pela Constran, empresa vencedora da
licitação. O valor é de R$ 51 milhões, com recursos disponibilizados pelo
Governo Federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e
administrados pela Secretaria de Portos (SEP). (Lyne Santos para Porto e Mar/ Foto:
Divulgação/ Codesp))
1 comentários:
O tráfego pesado em Guarujá, epecificamente em Vicente de Carvalho, é problema antigo. Contudo, nunca foi objeto de atenção das autoridades muncipais, desde que que se tornou um entrave na cidade, há, cerca de, 20 anos.
A prova é a obra desta matéria, planejada, orçada, executada e paga pelo governo federal.
Qual foi e quando foi a última obra importante em Vicente de Carvalho, realizada por algum prefeito ou prefeita??????
É preciso gestão profissional em engenharia de trânsito para consertar os erros do passado e planejar corretamente nosso sistema viário.
Trabalhei durante 7 anos na CET em São Paulo, e, ressalvadas as proporções urbanas, entendo que já passou da hora de criarmos uma empres especializada em Guartujá.
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