quarta-feira, 26 de junho de 2019

Licença ambiental da ponte sobre o canal do Estuário será aprovada em 8 meses, diz Doria



O governador João Doria (PSDB) garantiu que o licenciamento ambiental para a construção da ponte entre as margens do Porto de Santos, será aprovado em um prazo de oito meses. O anúncio foi feito durante o evento Porto & Mar - promovido pelo Grupo Tribuna.

Em seu discurso, João Doria falou que é favor da privatização do Porto de Santos, que hoje é de responsabilidade do Governo Federal. "Para ser um porto de primeiro mundo, ele precisa ser privatizado. Privatizado com aqueles que podem pagar por isso, podem investir para o aprimoramento e podem fazer uma gestão de primeiro mundo, aumentando a capacidade do porto, melhorando o seu calado e oferecendo condições e facilidades competitivas para a exportação brasileira".



Durante entrevista coletiva, Doria deu explicações sobre a ponte que será sua estrutura erguida pela Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI). A empresa desenvolve o projeto e a obra em troca da extensão do contrato para exploração do SAI. No momento, a construção da ponte está em análise na Artesp e aguarda licença ambiental. Segundo o governador, a ponte sairá do papel.

"Já temos uma investidora. A própria concessionária da rodovia dos Imigrantes já aceitou fazer o investimento para a implantação desta ponte. Sem dinheiro público, com investimento privado, fazendo disso uma obra de primeiro mundo, de forma mais eficiente e mais rápida. E nós garantiremos a aprovação ambiental no prazo de oito meses", falou Doria.

Os trabalhos deverão durar 36 meses, contados do início da obra, e a construção tem custo estimado de R$ 2,9 bilhões.

Projeto

Segundo a Ecovias, o projeto é composto por uma ponte e trechos com elevados em viadutos que somam 7,5 quilômetros. A estrutura conecta a Via Anchieta, no km 64, à Rodovia Cônego Domênico Rangoni, no km 250, viabilizando, inclusive, um segundo acesso à avenida portuária, conforme premissas requeridas pela Codesp.

O objetivo é facilitar a integração entre as cidades de Santos e Guarujá, proporcionar fácil e rápida movimentação logística do Porto e ser uma opção de mobilidade urbana, somada ao sistema de balsas.

 Ainda de acordo com a concessionária, a interligação entre margens reduz o percurso de 45 km para menos de 10 km, tornando a travessia do canal mais rápida, além de melhorar a operação de tráfego de navios devido menor frequência das balsas, aumentar a capacidade de circulação de bens e pessoas entre as cidades da Baixada Santista, ampliar a oferta de empregos diretos e indiretos, atender às demandas locais de circulação de veículos e cargas e, consequentemente, contribui para a melhoria na qualidade de vida da população da região. (Com informações do G1)



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