sábado, 25 de maio de 2019

Número de homicídios cai na Baixada Santista


O número de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) caiu 19,2%, no primeiro quadrimestre deste ano, na Baixada Santista. No período, foram registrados 42 assassinatos, enquanto em 2018, nesta época, foram computadas 52 mortes. 
Os dados da criminalidade foram divulgados. na sexta-feira (24), pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Segundo o coronel Rogério Silva Pedro, que comanda a Polícia Militar na região, o índice é o menor desde 2002, quando os levantamentos começaram a ser realizados. 
Seguindo a mesma linha, os demais crimes também apresentaram queda, com destaque para furto de veículos, que teve redução de 34,3%. No primeiro quadrimestre do ano passado, os nove municípios registraram 1.339 casos, ante 879 em 2019. 
Assim como o número de homicídios dolosos, o índice de furto de veículos é considerado o menor da história, bem como o latrocínio (roubo seguido de morte). 
Mesmo não tendo os melhores números desde que a SSP passou a apurar os dados e divulgados, o comandante da PM enaltece a diminuição de ocorrências de roubo e roubo de veículos, apontados como os mais baixos em 10 anos.
Segundo o coronel Pedro, os resultados positivos podem ser atribuídos à integração entre a PM e a Polícia Civil. “Isso tem sido primordial. A equipe do dr. Manoel Gatto Neto (diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior – Deinter-6) vem auxiliado muito na troca de informações”. 
Ele destaca que é feito um controle diário sobre o registro de ocorrências e características dos crimes, o que contribui para o direcionamento dos profissionais de segurança. “Os policiais militares e civis têm se dedicado muito. Não adiantaria o direcionamento se não tivesse a proatividade e o grande empenho deles nas ruas”. 
Maiores cidades 
O comandante da PM destaca que é normal as grandes cidades: Santos, São Vicente, Praia Grande e Guarujá apresentarem os maiores números de crimes, mas aponta que o trabalho tem surtido uma queda significativa de crimes nesses municípios. 
Ele destaca por exemplo a queda em todos os quesitos em Guarujá e a diminuição de roubos e furtos em Praia Grande. Outro ponto destacado pelo coronel, para atingir tais números, está na retirada de armas de fogo das ruas. 
“Tivemos grande apreensão, na região, nestes quatro primeiros meses. Recolhemos 337 armas. No ano passado, nesse período, tinham sido 413”, finaliza. (AT)

0 comentários:

Postar um comentário