sexta-feira, 17 de maio de 2019

Audiência pública debate contratualização com a Sabesp



A segunda audiência pública realizada na quarta-feira (15), no Teatro Municipal Procópio Ferreira debateu a minuta de contrato de prestação dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, a ser firmado com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

A proposta é formalizar a prestação dos serviços envolvendo captação, adução e tratamento de água bruta; adução, reservação e distribuição de água tratada; além de coleta, transporte, tratamento e disposição de esgotos sanitários.

audiência pública tem como base a Lei Complementar nº 235/2018, que autoriza o Executivo a assinar contrato com a Sabesp para atender o saneamento básico do Município.

 Abrindo a audiência, o superintendente da Sabesp na Baixada, Sérgio Bekerman, apresentou detalhes sobre a contratualização dos serviços, com o objetivo de informar a sociedade, dirimir dúvidas e conhecer a opinião pública, recolhendo críticas e sugestões a respeito do contrato.

Bekerman fez uma breve explanação técnica sobre o processo, apontando os investimentos que a Sabesp pretende fazer no Município nos próximos 30 anos, e lembrou que a estatal está há 45 anos operando em Guarujá sem contrato. Mais uma vez, o superintendente ressaltou a aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico, em fevereiro do ano passado, que irá nortear todo o contrato da Sabesp com a Prefeitura.

O público também conheceu detalhes da parte jurídica do contrato em discussão, esclarecidos pela advogada da estatal Genny Melo e complementados pelo asssistente Executivo, Paulo Ronaldo Barreto.

Investimentos

Na primeira audiência, realizada no último dia 7, o secretário de Planejamento, Darnei Cândido, informou que Guarujá tem perto de 95% da população atendida por abastecimento de água, e em torno de 75% pela coleta de esgoto. São 130 mil imóveis atendidos com água e 105 mil com esgoto. Os 25 mil ainda não atendidos com os serviços receberão os benefícios nos próximos anos.

Até o ano de 2039, serão investidos aproximadamente R$ 780 milhões de reais, em água e esgoto, sendo que parte desses investimentos, ou seja, cerca de 80 milhões, serão aplicados na Cava da Pedreira (na área Continental de Santos) - que garantirá o fornecimento de água para a Cidade, tanto para a população de 320 mil habitantes, como também para os dois milhões de habitantes nos finais de ano.

Vale ressaltar que a Cava da Pedreira é o único reservatório de água bruta da Baixada Santista e, uma vez concluída, a obra deverá prever algo em torno de três bilhões de litros de água. De acordo com o secretário de Planejamento,  esse é um trabalho prioritário assim que o Município assinar o contrato com a Sabesp. “A relação formal entre a Prefeitura e a Sabesp deverá melhorar muito os investimentos da estatal em Guarujá”.

Durante a explanação, Bekerman também destacou os investimentos em saneamento no Município, por meio do programa Onda Limpa. Até a chegada do programa, Guarujá contava com 58% de esgoto tratado. Com as obras realizadas, sobretudo na região da Enseada, chegou a 82%. A partir do segundo semestre se iniciam novas obras e, com isso, o esgoto tratado deverá chegar a 90%.


0 comentários:

Postar um comentário