domingo, 24 de abril de 2016

Falta de manutenção nas escadas de acesso às praias gera reclamações



Uma cena que se repete em grande parte do Litoral: deficientes, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção enfrentam problemas para chegar às praias. Caso emblemático é o de Guarujá. Com uma situação geográfica em que a areia fica alguns metros abaixo do nível da rua, a orla é dominada por escadas - a maior parte em péssimas condições.
Em uma escada instalada na frente de um posto salva-vidas da Enseada, não há nenhum degrau. A falta de um ou dois corrimões também é comum.
UTI 
Na manhã do dia 8, a professora Clélia Camassa Gurgel do Amaral, de 70 anos, tentou enfrentar uma dessas escadas para chegar à Praia de Pitangueiras. Com a instabilidade dos degraus, desequilibrou-se e, na falta de corrimão em um dos lados, caiu e entrou em coma.
Ficou 11 dias na Unidade de Terapia Intensiva e só neste sábado recebeu alta médica. "Muita gente tem se acidentado aqui. Já vi uns quatro casos. O dela, sem dúvida, foi o mais grave", conta Manuel Avelino de Sousa, zelador do prédio de Clélia, que fica em frente ao acesso. 
Ele diz que a administração do edifício avisou a Prefeitura sobre o estado da escadaria há meses, mas não teve resposta. 
Cansado de esperar pela solução oficial, o permissionário de uma barraca em Guaiuba decidiu mandar fazer uma escada nova. "Gastei R$ 2 mil. Agora oriento meus clientes a utilizarem apenas essa", diz ele, que não quer ser identificado.
A falta de padronização, aliás, é causada por essas iniciativas individuais. "Os corrimãos foram feitos pelos condomínios", assegura Rubens Pedro da Silva, zelador de um edifício nas Astúrias.
Resposta
O secretário de Planejamento do Guarujá, Marcos Damin, atribui a dificuldade de melhoria aos trâmites com a União, já que as praias são de domínio federal. Mas anuncia um projeto de adaptação cujas obras devem ser iniciadas em breve.

Segundo ele, no próximo verão a Praia da Enseada estará acessível, ao custo de R$ 2,4 milhões. Depois, as benfeitorias devem chegar às demais. "Esse problema é um legado de décadas", comenta. (A Tribuna/ Foto Agência Estado)

1 comentários:

vergonha....um jogo de empurra empurra entre municipio, união, estado ....
Enquanto isso os munícipes e turistas sofrem toda série de desmandos.

Postar um comentário