sexta-feira, 15 de abril de 2016

Equipe do Hospital Santo Amaro realiza o primeiro transplante de córnea de Guarujá


A equipe de cirurgia oftalmológica comandada pelo cirurgião Alexandre Costa, chefe do setor de córnea do Hospital Santo Amaro realizou o primeiro transplante de córnea do hospital na terça-feira (12). A cirurgia que teve duração de 2h30 foi um sucesso e a paciente teve alta nesta quarta-feira. A paciente permanece sob os cuidados dos médicos do setor de oftalmologia do HSA até completa recuperação da visão, que pode chegar a 100%. O procedimento foi realizado via SUS. “Provavelmente este também tenha sido o primeiro transplante de córnea do município, pois o HSA é a única unidade de saúde credenciada com este fim, no Guarujá”, salienta o cirurgião.

Desde fevereiro deste ano o HSA está devidamente certificado para realizar transplantes de córneas. 
A certificação foi um processo complexo que demandou cerca de um ano para cumprir todas as etapas, que culminaram quando a central de transplantes fez o ‘check list’ e concedeu- a, habilitando o Hospital Santo Amaro ao procedimento.

O cirurgião explica que antes do primeiro candidato a transplante da fila de transplantes ser chamado ocorreu esta emergência com a paciente de 17 anos que teve seu olho perfurado por um garfo de churrasco, num acidente domestico provocado por sua irmã caçula.

O acidente ocasionou séria lesão na córnea e a menina foi atendida pelo oftalmologista de plantão que avaliou a gravidade do caso e acionou a equipe cirúrgica. Realizados os procedimentos para garantir a integridade do olho, a paciente ficou internada e a avaliação médica constatou a necessidade do transplante. O caso foi considerado prioridade por isso não entrou na fila de transplantes. Além do transplante de córnea a paciente foi submetida a uma cirurgia de catarata, pois desenvolveu uma modalidade conhecida por catarata traumática, devido a lesão.


 “Hoje foi um dia especial!! Fizemos o primeiro transplante de córnea da cidade do Guarujá no Hospital Santo Amaro! Um feito enorme para a população da região. Parabéns para toda a equipe do hospital (diretoria, administração, ambulatório, enfermagem, centro cirúrgico... ) que teve que trabalhar bastante para que chegássemos aqui. E parabéns para toda a equipe da oftalmo e residentes...”  explanou o médico em sua rede social na internet. 

1 comentários:

Ė um privilegio ter sido a primeira paciente de transplante de cornea do HSA !!! Eu tenho 13 não 17

Postar um comentário